Título: Lula cobrará de aliados unidade ao votar pré-sal
Autor: Oswald, Vivian
Fonte: O Globo, 29/04/2010, Economia, p. 30

Presidente quer fidelidade dos partidos da base para aprovar projetos no Senado até fim de maio

BRASÍLIA e RIO. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai cobrar pessoalmente unidade de aliados para aprovar no Senado os projetos do pré-sal ainda em maio e jogar a discussão dos royalties para depois das eleições. O ultimato será dado hoje, em jantar para a base aliada no Palácio da Alvorada. A intenção do governo é garantir a fidelidade máxima dos partidos que dão sustentação ao governo na Casa. Dos 81 senadores, 50 compõem a base governista, mas nem todos votam necessariamente com o Executivo. A estratégia é garantir a presença dos parlamentares para que se tenha ao menos o número mínimo (41), pois a votação será por maioria simples.

O Palácio do Planalto não pretende negociar a retirada da urgência dos projetos (que limita a votação a até 45 dias a partir da chegada à Casa), como quer a oposição, que trancou a pauta do Senado na terça-feira. Teme-se que, ao dar tempo para longas discussões, a oposição empurre os prazos de apreciação e consiga evitar que os quatro projetos do pré-sal sejam votados este ano, como quer o Executivo. Espera-se que o projeto que cria a Petro-Sal seja apreciado já na semana que vem.

- Precisamos de presença. A reunião (jantar) é para galvanizar a unidade - disse a líder do governo no Congresso, senadora Ideli Salvatti (PT-SC).

No ano passado, o Brasil aumentou o uso de fontes renováveis de energia e reduziu as emissões de CO2. Dados preliminares da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) revelaram que, de toda energia consumida em 2009, 47,3% vieram de fontes renováveis (hídrica, biomassa e cana-de-açúcar), contra 45,9% da matriz em 2008.

COLABOROU Ramona Ordoñez