Título: Em cadeia nacional de TV, defesa da continuidade
Autor:
Fonte: O Globo, 30/04/2010, O País, p. 10

Lula exalta seus quase oito anos de mandato ao falar sobre o 1º de maio e já começa a se despedir do governo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi ontem à televisão exaltar os resultados de quase oito anos de mandato e, numa mensagem subliminar, desejou a continuidade do seu modelo de governo. Lula convocou cadeia de rádio e televisão para comemorar o Dia do Trabalho e disse que tem só mais oito meses de mandato, mas que o povo brasileiro, "com decisões corretas", saberá manter o modelo atual de governar. O pronunciamento foi antecipado para atingir mais gente, já que 1ºde maio é sábado.

- Meu período de governo está chegando ao fim. Algo me diz que este modelo de governo está apenas começando. Algo me diz, fortemente, em meu coração, que este modelo vai prosperar. Porque este modelo não me pertence: pertence ao povo brasileiro. Que saberá defendê-lo e aprofundá-lo, com trabalho honesto e decisões corretas - afirmou Lula.

Foram sete minutos de discurso, gravado na última terça-feira, na biblioteca do Alvorada. Lula abriu o pronunciamento dizendo que era a última vez que falava em cadeia de rádio e TV para comemorar o Dia do Trabalho. Para Lula, seu governo mostrou que o Brasil tem condições de crescer a taxas de 5% ao ano e se tornar uma das maiores economias do mundo. Durante seu mandato, disse, o brasileiro aprendeu a confiar em si mesmo e "a não dar ouvidos aos derrotistas e à turma do contra" nem "aos que pregavam o conformismo diante da exclusão social e da injustiça". Afirmou que o Brasil precisa manter rumo claro e seguro, sem perder de vista políticas de inclusão social.

Lula disse que somente reduzindo a pobreza o país conseguirá consolidar o mercado interno. Para ele, "não pode existir um país rico com um povo pobre". Afirmou que, durante seu governo, 31 milhões de brasileiros entraram na classe média e 24 milhões saíram da miséria.

- Este é o caminho que o Brasil aprendeu a trilhar nesses últimos anos. Estou seguro de que nada ou ninguém será capaz de nos afastar desse rumo.

Lula disse que o Brasil superou a estagnação e hoje vive um período de crescimento, apesar da crise internacional. Ressaltou o aumento do emprego e a criação de mais de 12 milhões de empregos com carteira assinada nos últimos sete anos. Lula disse que, entre 2003 e 2010, o salário mínimo teve aumento real de 74%. Para o futuro, citou o pré-sal e o PAC 2 - carro-chefe da pré-candidata Dilma Rousseff. Disse que o Brasil crescerá porque tem riquezas naturais e um povo criativo.

- Um povo maduro que sabe escolher, trabalha duro e não desperdiça oportunidades. Um povo que soube trazer nosso país até aqui e que saberá continuar conduzindo nosso Brasil no rumo certo - afirmou.