Título: Em feira agrícola, Dilma e Serra atacam invasões
Autor: Farah, Tatiana
Fonte: O Globo, 30/04/2010, O País, p. 9

Pré-candidatos agradam a produtores rurais ao defender mais incentivos para o setor e se distanciar dos sem-terra

Pré-candidatos ao Planalto, a petista Dilma Rousseff e o tucano José Serra aproximaram seus discursos para agradar aos produtores agrícolas na feira de equipamentos e máquinas Agrishow, em Ribeirão Preto. Além de defender maiores incentivos para o setor, eles criticaram o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) e foram aplaudidos pelos produtores rurais.

Serra fez as críticas mais pesadas, na mesma linha que tem defendido desde a semana passada, quando afirmou a um programa de TV que os sem-terra "usam a reforma agrária como pretexto" para fazer um movimento político e que não devem ser financiados pelo governo:

- Movimento social é uma coisa, movimento político é outra. O movimento no campo hoje, com invasões programadas, protestos etc, etc não é social, é político. Não se trata apenas de fazer cumprir ordem judicial, é corretíssimo, mas de não alimentar a máquina política com dinheiro público - disse Serra.

Dilma fez questão de se distanciar dos sem-terra, repetindo o bordão de que "movimento é movimento, governo é governo". Embora não tenha citado a sigla MST, se disse contra as invasões de terra:

- Não vou compactuar com qualquer atividade ilegal. A ilegalidade não pode ser premiada - disse ela, respondendo a uma pergunta sobre a estimativa da Confederação Nacional de Agricultura (CNA) de que o Abril Vermelho, do MST, teria causado prejuízo de R$9 bilhões aos produtores do MT, BA, MA e PA.

A petista, que visitou a feira de manhã, subiu em trator para fazer fotos e usou um chapéu. Serra, que chegou a Ribeirão no final da tarde, usou do mesmo expediente, trator e chapéu, mas fez em vários momentos o "V" de vitória, com as mãos, acenando para os produtores rurais reunidos na mostra.

A prefeita da cidade, Darcy Vera (DEM), teve de se desdobrar em passear com os dois pré-candidatos, mas parecia satisfeita com a visibilidade que o evento ganhou. Dilma defendeu a reforma tributária e o crédito rural. Serra falou da reforma e defendeu o seguro rural como importante para o desenvolvimento do agronegócio.

Serra, acompanhado do ex-governador Geraldo Alckmin, que concorrerá ao governo, foi recebido por prefeitos do partido. Dilma, acompanhada dos pré-candidatos paulistas a governador, Aloizio Mercadante, e ao Senado, Marta Suplicy, foi recebida pelo ministro da Agricultura, Wagner Rossi (PMDB), que é de Ribeirão Preto, e almoçou com lideranças locais de PT e PMDB. O ex-ministro da Fazenda e ex-prefeito de Ribeirão Antonio Palocci, que deve ser um dos coordenadores da campanha, acompanhou Dilma.