Título: Fila do clã Sarney aumenta no senado
Autor: Torres, Izabelle; Rocha, Marcelo
Fonte: Correio Braziliense, 16/06/2009, Política, p. 2

Uma sobrinha de Jorge Murad, genro do presidente José Sarney (PMDB-AP), foi nomeada para o cargo de assistente parlamentar no gabinete da Liderança do PTB há mais de dois anos. O ato foi publicado em boletim administrativo suplementar, suspeito de ter sido usado pela Casa para esconder normas internas. Alguns desses boletins suplementares têm sido divulgados com atraso e revelado regalias e irregularidades.

Isabella Murad Cabral Alves dos Santos, nomeada em fevereiro de 2007, é arquiteta e, pela função de assistente parlamentar no PTB, recebe R$ 1,5 mil. O Correio tentou localizar Isabella na liderança do PTB. Foi informado, de início, que não havia ali ninguém com tal nome. Depois, uma funcionário afirmou que talvez fosse uma pessoa que só trabalha pela manhã. A reportagem conseguiu um telefone da moça no Maranhão. Um senhora que se identificou como avó da sobrinha de Murad informou que ela estava ¿estudando no exterior¿ e que só retornaria em julho. Procurado pela reportagem, Sarney informou, por meio de sua assessoria, que não se manifestaria sobre o assunto.

Os cargos comissionados nas lideranças dos partidos são, normalmente, fatiados pelos senadores que representam a legenda na Casa. Assim, cada um tem direito a preencher uma cota de funções na estrutura partidária. Eleito pelo Maranhão e aliado de Sarney, Epitácio Cafeiteira é dos integrantes do PTB. Foi no gabinete dele que estava lotado João Fernando Sarney, neto do presidente do Senado exonerado por causa do nepotismo e substituído pela própria mãe.

Foi identificada também uma prima da governadora Roseana Sarney (MA) no Senado. Maria do Carmo de Castro Macieira foi nomeada por meio de ato cujo teor só agora se soube. O documento determinou o ingresso dela num cargo no gabinete ocupado pela própria Roseana, então senadora pelo PMDB do Maranhão. Descobriu-se ainda que uma sobrinha de Marly Sarney ¿ mulher do presidente do Senado ¿, foi nomeada para servir ao senador Delcídio Amaral (PT-MS) em Campo Grande. (MR)