Título: PT recorre ao TSE para acusar PSDB de propaganda eleitoral antecipada
Autor: Adauri Antunes Barbosa
Fonte: O Globo, 01/05/2010, O País, p. 4

Petistas denunciam supostas irregularidades em site vinculado a tucanos

SÃO PAULO. O PT entrou ontem com duas representações contra o PSDB: a primeira no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por propaganda antecipada, e a outra na Procuradoria Geral da República, por crime de calúnia, difamação e injúria. Nos dois casos, segundo os petistas, as irregularidades estariam sendo veiculadas no site www.gentequemente.org.br, cujo registro está em nome do PSDB. O secretáriogeral do PT, deputado José Eduardo Cardozo (SP), disse que o site fez ataques de baixo nível à honra de Dilma.

O PT acusa o PSDB de estar se aproveitando da fase pré-eleitoral, na qual os partidos e candidatos ainda não estão sujeitos de forma objetiva às regras da campanha, para fazer jogo sujo.

¿ Eles querem plantar um monte de coisas agora para que, quando começar a fase da campanha, tenhamos que gastar nosso tempo respondendo. Esse é o tipo de jogo mais sujo que se pode fazer numa eleição ¿ disse o vice-presidente petista, deputado estadual Rui Falcão (SP).

A denúncia partiu do deputado Brizola Neto (PDT-RJ), que esta semana mostrou a vinculação do site com os tucanos e seu tesoureiro nacional, Eduardo Graeff.

Com a representação ao TSE, o PT não quer, segundo Falcão, tirar o site tucano do ar, mas sim o conteúdo considerado ofensivo e, ainda, que seja aplicada multa entre R$ 5 mil e R$ 25 mil por propaganda fora do prazo.

Na representação para a Procuradoria Geral da República, a direção petista sugere a abertura de processo para investigar a suposta prática de crime por parte do PSDB e de Graeff, que podem ser processados por calúnia, injúria e difamação.

Em nota, a assessoria jurídica do PSDB informou que só vai se manifestar depois de examinar as representações: ¿Mas a iniciativa do PT não surpreende. Não é a primeira vez que o governo e seu partido tentam calar a imprensa e a livre manifestação de pensamento¿. No Twitter, Graeff ironizou as representações petistas: ¿PT avisa que vai me por no pau por causa do gentequemente.

org.br. Vou sonhar com camburão. Acorda amor!¿, escreveu Graeff, colocando um link para a letra da música de Chico Buarque.