Título: Desemprego na Espanha supera 20%
Autor:
Fonte: O Globo, 01/05/2010, Economia, p. 37
Número de desocupados no 1º trimestre foi de 4,6 milhões, o pior desde 1997
MADRI. A taxa de desemprego da Espanha passou dos 20% pela primeira vez desde 1997, informou ontem o governo em mais uma má notícia para uma economia já em recessão e que foi arrastada à crise da divida na Europa. O Instituto Nacional de Estatísticas informou que a taxa de desemprego subiu 1,22 ponto percentual no primeiro trimestre do ano, até 20,05%, com mais de 4,6 milhões de pessoas sem trabalho em todo o país. Isso significa que um em cada cinco espanhóis está sem emprego.
É o caso de Jesus Torres, de 41 anos, que perdeu o emprego em construção civil em fevereiro. O setor foi o mais afetado pela crise espanhola. Atualmente, Torres pede esmolas nas ruas de Pamplona, com um cartaz onde se lê: ¿Tenho fome¿.
Entre a população de imigrantes, mais afetada pela desaceleração econômica e pelo estouro da bolha imobiliária, a taxa de desemprego alcançou 30,7%, deixando 1,7 milhão de estrangeiros desempregados.
Apesar de reconhecer que o dado do emprego foi ruim, a ministra da Economia da Espanha, Elena Salgado, disse que o corte de vagas está perdendo força. Ela lembra que, este ano, foram eliminados 290 mil empregos, ante 800 mil demissões no primeiro trimestre de 2009.