Título: Pimentel vence prévia, mas decisão será de Lula
Autor:
Fonte: O Globo, 04/05/2010, O País, p. 9

ELEIÇÕES 2010: Ex-prefeito derrota o ex-ministro Patrus com 51,99% dos votos; posição do partido não é definitiva

Presidente e direção nacional do PT querem que petistas apoiem a pré-candidatura de Hélio Costa, do PMDB

O ex-prefeito Fernando Pimentel venceu ontem a prévia do PT e tornou-se o pré-candidato do partido ao governo de Minas. Ele teve 16.346 votos (51,99% do total dos 31.439 votos válidos), contra 15.093 (48,01%) do ex-ministro de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias. Na prática, porém, o resultado significa apenas a definição de um nome para pôr na mesa de negociação com o PMDB, que pretende indicar o senador Hélio Costa para encabeçar a disputa.

- Nós queremos eleger o governador do PT, mas não fugiremos da política nacional de alianças definida pelo nosso partido em seu encontro nacional. A aliança prioritária, em Minas e no Brasil inteiro, é com o PMDB. Nós vamos fazer, mas vamos defender o PT como cabeça de chapa - afirmou Pimentel, após o anúncio do resultado.

Pimentel não quis comentar as declarações do líder do PT na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza (SP), de que "quem vai definir a política de Minas não será a prévia, será o diretório nacional". Mas assumiu que a decisão sobre a formação da chapa com os peemedebistas será da direção nacional petista, com participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

- A palavra final é do partido. Com certeza, o presidente Lula tem uma voz importantíssima dentro do partido. É nosso presidente de honra.

Nos bastidores, o que se fala é que Lula seria favorável a ceder a cabeça de chapa em Minas para Hélio Costa, para não prejudicar a aliança em torno da candidatura de Dilma Rousseff à presidência. O PMDB não pretende abrir mão da cabeça. A expectativa agora é que a direção nacional do PT garanta a aliança estadual em favor da candidatura do senador Hélio Costa (PMDB-MG), que gostaria de ter Patrus como seu vice e Pimentel como candidato ao Senado.

- A gente espera que agora consiga fechar a chapa de Hélio Costa - confirmou o suplente de Hélio Costa, Wellington Salgado.