Título: O velho e o novo no Senado
Autor: Azedo, Luiz Carlos
Fonte: Correio Braziliense, 16/06/2009, Política, p. 8

Por trás da onda de denúncias que varre o Senado, com revelações espantosas, há uma guerra na alta burocracia da Casa. Digladiam-se funcionários antigos, efetivados pela Constituinte de 1988, e novos, que ingressaram nas carreiras por concurso público e formam uma elite intelectual. O ex-diretor-geral Agaciel Maia, que comandou a administração do Senado por 15 anos, foi o expoente do primeiro grupo, formado a partir de relações de parentesco e afinidades políticas com os senadores que comandaram a instituição.

***

Fazem parte desse grupo o ex-diretor de Recursos Humanos do Senado João Carlos Zoghbi, e o atual diretor-geral, Alexandre Gazineo, que anda pela bola sete. O atual diretor de Recursos Humanos, Ralph Siqueira Campos, e a presidente da comissão de sindicância que hoje apura as denúncias de irregularidades no Senado, Doris Marize Romariz Peixoto, ligada ao clã Sarney, estão na linha de sucessão de Gazineo.

***

Os funcionários concursados desejam uma grande reforma administrativa e a profissionalização da gestão do Senado, cujos expoentes são o consultor-geral de Orçamento, Fábio Gondim, e o consultor-geral Legislativo, Bruno Dantas. Ambos, porém, não contam com o apoio do presidente do Senado. Como o velho Senado está morrendo e o novo ainda não nasceu, a crise ainda vai longe.