Título: Seminário no Rio debate liberdade de imprensa
Autor: Passos, José Meirelles
Fonte: O Globo, 02/05/2010, O País, p. 9
Apesar do avanço do processo democrático no Brasil, a liberdade de expressão continua engatinhando no país, registra, em seu último informe, a Freedom House, organização independente com sede em Washington que monitora a mídia.
Ela classifica o Brasil como ¿parcialmente livre¿ em liberdade de imprensa. Essa situação será um dos temas a serem discutidos amanhã, no seminário ¿Liberdade de Expressão¿, promovido pela Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj), com a Associação Nacional de Jornais (ANJ), a Associação Brasileira de Empresas de Rádio e Televisão (Abert), a Associação Nacional dos Editores de Revistas (Aner) e o Fórum Permanente de Direito à Informação e de Política de Comunicação Social do Judiciário.
O debate terá exposições sobre a evolução dos abusos pelo mundo. Haverá um painel sobre o cerceamento na América Latina, com a participação de jornalistas de Venezuela, México e Argentina, além do repórter americano Carl Bernstein ¿ que nos anos 70 escreveu reportagens no ¿Washington Post¿ junto com seu colega Bob Woodward que provocaram a renúncia do presidente Richard Nixon.
¿O mais alarmante (no Brasil) são as ordens de censura emitidas por tribunais, barrando a mídia de cobrir importantes assuntos públicos enquanto ações legais permanecem pendentes¿ ¿ diz o Comitê para a Proteção de Jornalistas (CPJ), de Nova York, dando como exemplo o caso do ¿Estado de S. Paulo¿, que há 275 dias se vê impedido de divulgar investigação da PF sobre Fernando Sarney, filho do presidente do Senado, José Sarney.