Título: Uma comenda com critérios não muito claros
Autor: Fabrini, Fábio
Fonte: O Globo, 02/05/2010, O País, p. 10

Ordem de Rio Branco, a mais importante condecoração brasileira, é entregue a primeiras-damas e embaixatrizes

BRASÍLIA. Mais importante comenda da diplomacia brasileira, a Ordem de Rio Branco já distinguiu um rol de personalidades para lá de eclético.

Do sambista Zeca Pagodinho ao navegador Amyr Klink, cerca de 2,5 mil pessoas foram agraciadas nos últimos anos. Têm em comum uma biografia de ¿méritos e serviços excepcionais¿ que as tornaram merecedoras da homenagem, segundo o Itamaraty.

A concepção é tão vasta que, nos últimos anos, permitiu premiar uma lista de primeiras-damas e embaixatrizes, ou mesmo gente que conquistou a simpatia dos diplomatas por serviços prestados diretamente a eles ou ao governo federal.

Para o Itamaraty, trabalhar na agência de turismo que faz reser vas de voos e marca passagens aéreas para o corpo diplomático serve de credencial para ocupar o panteão de notáveis. Pelos pratos que cozinhou para um expresidente, uma chefe de cozinha se integrou à lista, que tem ainda o ex-gerente de um hotel na Nicarágua e um motorista aposentado do Palácio do Planalto.

Dona Marisa recebeu o grau máximo de distinção As informações sobre os agraciados constam do livro de registros da Ordem de Rio Branco. No último dia 20, a lista foi engrossada com a entrada da primeira-dama Marisa Letícia, mulher do presidente Lula. Ela recebeu a Grã-Cruz, grau máximo de distinção, das mãos do marido. Na cerimônia, também foram contempladas as esposas do vice-presidente José Alencar, Mariza Gomes da Silva, e do ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, Ana Maria Amorim.

O Itamaraty publica na internet um criterioso regulamento onde consta a exigência de dados biográficos e de exposição de motivos para a escolha dos nomes. Tudo passa pelo crivo de uma comissão cujo grãomestre é o próprio presidente, e, por fim, do chanceler. O Itamaraty não informou, contudo, quem foram os proponentes das comendas e as justificativas formais para a inclusão das três agraciadas