Título: Marina critica Serra e Dilma
Autor: Pauda, Jucimara de
Fonte: O Globo, 02/05/2010, O País, p. 14

Pré-candidata do PV diz que falta compreensão ambiental a adversários

RIBEIRÃO PRETO (SP). A senadora Marina Silva, pré-candidata do PV à Presidência, afirmou ontem em Ribeirão Preto, interior paulista, que tem um compromisso com o desenvolvimento sustentável e que é possível aliar progresso e meio ambiente.

No entanto, ela afirmou que os pré-candidatos Dilma Roussef (PT) e José Serra (PSDB) ainda ¿não têm compreensão desta questão ambiental¿.

Segundo Marina, é preciso ter compreensão com os movimentos que lutam pela terra. Mas atacou os que ¿extrapolam o estado de Direito¿. Ela estava acompanhada de Fábio Feldman, pré-candidato do partido ao governo de São Paulo.

¿ Temos um déficit com a reforma agrária porque o Brasil não fez a democratização da terra e temos que fazer uma reparação aos trabalhadores ¿ afirmou.

Ela disse que não vai aceitar, caso eleita, movimentos que burlem a lei: ¿ Não vamos tolerar a violação de direitos nem de um lado nem de outro. Não é só quem luta pela terra que extrapola, aqueles que são contra (a luta) também extrapolam.

Pela manhã, a pré-candidata do PV visitou uma usina que produz açúcar orgânico. Depois, se reuniu com representantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra. Eles reivindicaram dela políticas públicas que acelerem a reforma agrária.

¿ Não importa quem esteja na Presidência, nós vamos conversar com todos porque queremos a reforma agrária, mas nós temos consciência que esta reforma só vai ocorrer com luta, não basta apenas diálogo ¿ disse Neusa Botellho Lima, da Comissão Estadual do MST