Título: Bovespa é a 4ª maior
Autor: Verdini, Liana
Fonte: Correio Braziliense, 16/06/2009, Economia, p. 14

A BM&FBovespa e a Hong Kong Exchanges and Clearing (HKEx) ultrapassaram asrivais de Nova York e Londres, mostrando que a crise econômica e a competição mais acirrada estão remodelando o cenário das bolsas de valores, segundo publicado pelo Financial Times (FT) ontem. Conforme o jornal, a HKEx está agora em segundo lugar no ranking pelo critério de capitalização de mercado (valor total das ações de uma empresa, com base na sua cotação no mercado), atrás do CME Group (Bolsa Mercantil de Chicago). A BM&FBovespa aparece em quarto, depois da Deutsche Borse, cuja estrela é a Bolsa de Frankfurt. As praças do Brasil e de Hong Kong superaram a Nyse Euronext (grupo da Bolsa de Nova York), a Nasdaq e a London Stock Exchange (LSE) ¿ Bolsa de Londres.

Segundo o FT, a BM&FBovespa e a HKEx se beneficiam do fato de possuírem suas próprias clearings (área de compensação e liquidação de ativos), que geram receitas adicionais. Já a Nyse Euronext, por exemplo, não possui esse setor. O jornal britânico também lembra que a praça brasileira está fechando o pregão viva-voz ainda remanescente para expandir a negociação eletrônica e facilitar o acesso dos investidores estrangeiros. No próximo mês, abrirá um escritório em Londres.

O recente rali do mercado de ações ¿ compra de ações que motivaram uma alta ¿ estimulou os volumes da maioria das bolsas. No mês passado, o valor de mercado das praças listadas subiu 27%, conforme a consultoria Mondo Visione. A valorização é puxada pelo segmento de derivativos (operações de mercado futuro), na expectativa de que a nova regulamentação dos mercados ajude as bolsas, diz Herbie Skeete, diretor da Mondo Visione. Essa melhora da confiança está sendo menos sentida nas bolsas de Nova York e Londres porque essas praças enfrentam a competição de mercados alternativos.