Título: Limite maior para micros
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 16/06/2009, Economia, p. 16

Pela sétima vez em menos de dois meses, o Banco do Brasil anunciou mais uma medida para elevar a oferta de crédito. Dessa vez, aumentou o limite de crédito de 303 mil micro e pequenas empresas que terão até R$ 11,6 bilhões extras para o capital de giro. Também reduziu o juro para esses clientes. Apesar de a decisão estar alinhada com a recomendação feita pelo Palácio do Planalto para que bancos públicos ajudem a amenizar os efeitos da crise, a instituição diz que a medida é técnica e não aumentará risco de calote, nem prejuízo para o acionista.

Desde que o novo presidente, Aldemir Bendine, tomou posse em 23 de abril, o BB tem anunciado praticamente uma nova medida de aumento do crédito a cada semana. O pacote de ontem beneficiou quase metade dos clientes desse segmento. Desses, 61% atuam no comércio, 23% estão em serviços e 16% na indústria. Na média, o volume disponível para cada cliente cresceu 20%.

O dinheiro sairá do caixa do próprio banco e será oferecido em operações que contam com a garantia de recebíveis, como cheques pré-datados, compras no cartão de crédito, títulos e duplicatas. Nesse tipo de transação, o empresário entrega o que tem a receber no futuro e consegue à vista o dinheiro mediante pagamento de juro. ¿Na média, o empréstimo com recebível é menos arriscado. O risco global tende a se diluir porque esses financiamentos terão peso maior dentro da carteira¿, afirmou o vice-presidente de Crédito, Controladoria e Risco do BB, Ricardo Flores.

Esse pacote deve beneficiar a comercialização no segundo semestre, época em que principalmente o varejo reforça os negócios com vistas às datas comemorativas, como o Natal. Nos juros, o BB reduziu ligeiramente as taxas. No capital de giro, por exemplo, o juro máximo passou de 2,37% para 2,35% ao mês.