Título: Taxa pode cair mais
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 16/06/2009, Economia, p. 16

A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, ao comentar a redução da taxa básica de juros (Selic) para apenas um dígito (9,25% ao ano), afirmou que atualmente o Brasil pode reduzir seus juros sem comprometer a estabilidade. ¿É possível para o Brasil crescer com estabilidade e ainda com distribuição de renda¿, disse citando algumas medidas tomadas pelo governo contra a crise, como a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) de alguns setores, como o automobilístico, e o aumento do salário mínimo.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que não basta a taxa básica diminuir. É importante que o spread bancário (lucro bruto dos bancos na realização de empréstimos) seja reduzido no Brasil. ¿O spread está muito alto, ainda está seletivo, e nós vamos manter todo o esforço para controlar a inflação¿, afirmou, na Suíça, de onde falou para o programa semanal de rádio ¿Café com o Presidente¿.

De acordo com Lula, ¿quem vive de salário sabe, perfeitamente bem, que a inflação baixa é um ganho extraordinário na vida de uma dona de casa, na vida de trabalhador, quando ele vai ao supermercado fazer compras¿. Segundo ele, o país poderia estar melhor se não fosse a crise mundial. ¿Mas dará lições a muita gente de como se enfrenta uma crise econômica¿, disse. Lula disse ainda que se sente ¿um pouco triste¿ com a redução de 0,8% do Produto Interno Bruto (PIB), divulgada na semana passada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Mas declarou que outros países tiveram uma queda superior à do Brasil e que os investimentos do governo e o consumo da população é que não permitiram que o país tivesse ¿um efeito mais danoso¿ no declínio do PIB.

¿De qualquer forma, eu acho que a gente não deve ficar olhando pelo retrovisor do carro agora porque estamos numa pista de bastante velocidade, para que a gente volte a recuperar o crescimento econômico¿, acredita. ¿Eu espero que agora os empresários estejam mais conscientes de que os trabalhadores brasileiros, os consumidores brasileiros seguraram a economia brasileira¿, julgou. Conforme Lula, o ¿pior já passou e a economia brasileira está dando sinais enormes de recuperação¿.