Título: No Fórum Nacional, crise e diálogo
Autor: Novo, Aguinaldo
Fonte: O Globo, 09/05/2010, Economia, p. 31

Ex-ministro Reis Velloso debaterá temas como sociedade ativa e tolerância

Ainda que o país esteja crescendo e não se enquadre na categoria de risco, o agravamento da crise europeia está levando o ex-ministro João Paulo dos Reis Velloso fazer alusão ao cinema para falar do Brasil. O exemplo foi um dos filmes de Charles Chaplin. Assim como ¿Em Busca do Ouro¿, no qual os protagonistas escapam de uma cabana à beira do abismo, a economia precisa retornar ao ponto de equilíbrio para evitar o despenhadeiro.

É que o déficit externo do país se aproxima de 2% do Produto Interno Bruno (PIB).

A crise do euro será um dos temas em debate no XXII Fórum Nacional, que começa dia 17, na sede do BNDES, no Rio. O encontro termina dia 20. Foi sob inspiração do filósofo francês Edgar Morin, para quem ¿o futuro passa pelo Brasil, a quem caberá a liderança de uma nova civilização baseada na solidariedade¿, que o encontro vai incluir temas como diálogo, tolerância e negociação.

¿ Realizar este destino exige do país uma sociedade ativa, que se manifeste, e moderna, que seja voltada para o interesse público ¿ avalia Velloso, defendendo que uma sociedade ativa e moderna é necessária para que ¿possamos enfrentar momentos de instabilidade econômica¿.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva não vai participar, porque tem viagem marcada para Madri. Estão previstos os ministros da Fazenda, Guido Mantega, do Desenvolvimento, Miguel Jorge, e do Planejamento, Paulo Bernardo. E também o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, além de executivos de Gerdau, Odebrecht, Andrade Gutierrez, Telefonica, Telemar, Siemens e Vale.