Título: Dilma é tirada da fala de Lula na NBr
Autor: Lins, Letícia
Fonte: O Globo, 08/05/2010, O País, p. 13

Secom ordenou "cautela eleitoral" no canal estatal, mas pré-campanha do PT usou evento

Com a pré-campanha petista em ritmo acelerado, a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) decidiu se precaver e determinou, desde já, que a NBr, canal oficial do governo, evite qualquer tipo de ¿privilégio¿ aos pré-candidatos. Com isso, a EBC (Empresa Brasileira de Comunicação) editou a transmissão ao vivo do discurso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ontem, em Pernambuco. Quando ele citava o nome de Dilma Rousseff (PT), que estava no palanque, o áudio era interrompido e uma locutora anunciava dados relativos ao lançamento do petroleiro João Cândido. Lula já foi multado duas vezes pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por propaganda antecipada em favor da pré-candidata.

Apesar da cautela, a pré-campanha petista acabou se apropriando da publicidade do evento. O PT, a equipe de Dilma e a Petrobras fizeram propagandas semelhantes, a começar pelo mote: o renascimento da indústria naval.

O blog da pré-candidata mostra uma vídeo-reportagem que anuncia: ¿João Candido é o símbolo da retomada da indústria naval brasileira¿ e celebra a criação de empregos ¿ duas moças jovens e sorridentes comemoram seus empregos, e uma beija a bandeira do Brasil no uniforme. Outras notícias destacam a participação de Dilma. A estatal publicou anúncio nos jornais com a foto de uma funcionária e a frase: ¿A indústria naval renasceu. E, com ela, o orgulho de milhares de brasileiros¿.

No site do PT, há outro vídeo sobre o petroleiro, no qual o presidente da sigla, José Eduardo Dutra, diz: ¿Essa linha de atuação que foi implementada pelo presidente Lula vai continuar no governo da companheira Dilma Rousseff¿.

Há um mês, a Secom editou uma instrução na qual determina que, a partir de 3 de julho, quando começa oficialmente o período eleitoral, a logomarca da gestão Lula ¿ ¿Brasil, um país de todos¿ ¿ deverá ser eliminada de todo o material da administração, sites na internet e placas de obras ou ações. A ordem deve ser estendida a slogans e nomes de programas, inclusive as marcas que Dilma tenta colar à sua imagem, como o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), Minha Casa Minha Vida e Luz para Todos.