Título: Começa vacinação de idosos contra gripe comum
Autor:
Fonte: O Globo, 08/05/2010, O País, p. 14
Ministério da Saúde diz que 63% gestantes foram vacinadas contra vírus H1N1, abaixo da meta
Começa hoje a 12ª edição da Campanha Nacional de Vacinação do Idoso, contra a gripe comum, nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. Pessoas com mais de 60 anos têm até 21 de maio para se imunizar contra a gripe comum, como ocorre todos os anos. Em São Bernardo do Campo, o presidente Lula participa do lançamento da campanha ao lado do ministro da Saúde, José Gomes Temporão, e, como tem 64 anos, será vacinado.
Nas regiões Norte e Sul, a campanha começou em 24 de abril e termina neste fim de semana. A divisão do calendário foi motivada pelo atraso na entrega das vacinas pelo Instituto Butantan.
Ontem, Temporão informou ontem que 47,5 milhões de pessoas foram imunizadas contra o vírus H1N1, da gripe suína, o equivalente a 81% do público-alvo convocado para a campanha. Ainda assim, a vacinação entre jovens de 20 a 29 anos e mulheres grávidas está abaixo da meta de atingir pelo menos 80% do público-alvo, estabelecida pelo ministério. Temporão disse que 63% das gestantes tomaram a vacina e que, entre os jovens, a porcentagem fica em cerca 70%.
¿ Todos os profissionais de saúde foram vacinados. A população indígena está em 75%, muito perto de alcançar a cobertura, mas ainda tem gente sendo vacinada. As crianças com menos de dois anos foram todas vacinadas e alcançamos 100% de cobertura. Já as gestantes estão em 63% e temos que acelerar e insistir para as mulheres se protegerem em qualquer fase da gestação. Alcançamos 82% dos pacientes com doenças crônicas, inclusive os idosos. Entre os adultos saudáveis, de 20 a 29 anos, alcançamos 70%.
Em Recife, o presidente Lula repetiu a frase de Temporão sobre cuidados com a hipertensão dizendo que sexo faz bem à saúde. Ele aconselhou o prefeito de Ipojuca, Pedro Serafim (PDT), que se queixara do coração frágil, a praticar mais sexo. Lula disse ter se baseado no conselho de Temporão.
oglobo.com.br/pais