Título: Presidente dos EUA diz que erro será investigado
Autor: Bôas, Bruno Villas
Fonte: O Globo, 08/05/2010, Economia, p. 31

WASHINGTON e NOVA YORK. O erro técnico que teria causado anteontem a queda brusca de quase mil pontos do Dow Jones, o principal índice da Bolsa de Nova York, mobilizou até mesmo presidente dos EUA, Barack Obama, que disse ontem que as autoridades estão investigando ¿atividades incomuns no mercado¿ em Wall Street. Nas negociações de ontem, a Nasdaq, bolsa onde são negociados papéis de empresas de tecnologia, ampliou sua lista de operações que serão canceladas devido à queda vertiginosa das ações.

¿ As autoridades reguladoras estão examinando de perto, preocupadas em proteger os investidores e evitar que isso aconteça de novo. E elas tornarão públicas suas conclusões ¿ disse Obama, referindo-se à Security and Exchange Commission (SEC, o órgão regulador dos mercados financeiros americanos).

Segundo uma fonte, a SEC vai investigar qualquer erro relacionado à venda de ações.

Na quinta-feira, a agência afirmou que iria trabalhar com a Comissão de Comércio de Futuros de Commodities (CFTC, na sigla em inglês) para identificar operações incomuns.

Ontem, o Citigroup voltou a negar os rumores de que um operador do banco teria sido o responsável pelo erro.

¿Baseado em nossa análise, os rumores sobre erro operacional do Citi são infundados.

É perturbador que boatos infundados e incorretos tenham se espalhado dessa forma¿, escreveu a porta-voz do banco num e-mail, Shannon Bell.

O incidente provocou um debate sobre o modelo de operação das bolsas. Há poucos anos, a compra e venda de ações era feita pelo pregão viva voz. Hoje, até 75% os negócios ocorrem eletronicamente. Um incidente como este revela, assim, uma fragilidade do sistema.