Título: Títulos brasileiros podem sofrer ajuste
Autor: Kresch, Daniela
Fonte: O Globo, 08/05/2010, Economia, p. 33

Para analistas, situação inspira cautela. Papéis registram alta na taxa paga

BRASÍLIA. As turbulências desencadeadas na Europa e que se intensificaram esta semana nos mercados mundiais podem começar a provocar ajustes na economia brasileira. Embora ainda não seja motivo de preocupação do governo, o mercado de títulos públicos ¿ usados para rolar a dívida interna ¿ registra sinais de estresse e mostra que o Brasil pode ter que pagar mais caro para atrair investidores. Os analistas ainda não sabem como avaliar o curto prazo, mas são unânimes ao reconhecer que a situação inspira cautela.

¿ Haverá correção dos humores.

É precipitado dizer que se restringirá à Europa, mas também não está certo afirmar que voltamos a 2008. Não acendeu a luz amarela, mas laranja. Não é a Lituânia com problemas, mas países importantes europeus ¿ disse o economista da Mauá Investimentos Caio Megale.

Menos pessimista, o economista do West LB Roberto Padovani vê correção de preços em um mercado otimista que vinha aquecido. A rentabilidade dos papéis brasileiros continua elevada, e os juros altos ainda atraem os investidores.

¿ É mais volatilidade do que uma mudança de tendência.

Técnicos do governo dizem que o que acontece com os títulos está em sintonia com outros indicadores. Quando a Bolsa cai, o real se desvaloriza e puxa para cima juros futuros. Mas a avaliação é que não há tendência ruim, os fundamentos continuam fortes. Carro-chefe das vendas do Tesouro, as LTN ¿ prefixadas ¿ com vencimento em junho de 2012 foram vendidas na mesma quantidade com oscilação de preço considerada normal.

Ontem, alguns papéis de prazos mais longos registraram um aumento importante do prêmio que pagam acima das taxas de juros futuras. O prêmio das Notas do Tesouro Nacional Série F (NTN-F) com vencimento em 2014 dobrou, de 10 pontos básicos para 20. O mesmo aconteceu com as NTF-F mais longas do mercado, com vencimento em 2021: de 15 pontos básicos para 30. Para especialistas, as flutuações mostram a perda de apetite de estrangeiros.