Título: Nasdaq: 10 mil operações canceladas
Autor: Bôas, Bruno Villas
Fonte: O Globo, 12/05/2010, Economia, p. 22

SEC promete descobrir causas para o caos do dia 6

BOSTON. No rastro do caos ocorrido nos mercados no último dia 6, mais de dez mil operações foram canceladas, afirmou ontem o grupo Nasdaq OMX. Diversas bolsas, excluindo a eletrônica Nasdaq e a Bolsa de Valores de Nova York (Nyse), concordaram em cancelar operações ¿claramente errôneas¿ ocorridas no período em que centenas de papéis e fundos perderam 99% de seu valor para se recuperarem 20 minutos depois, em 6 de maio.

As autoridades reguladoras ainda estão tentando descobrir as causas do caos. O vice-presidente do grupo Nasdaq, Eric Noll, afirmou ontem em audiência no Comitê de Serviços Financeiros da Câmara que cancelou 10.468 operações, no total de 1,4 milhão de ações. Ele não divulgou o valor em dólares dessas operações.

O cancelamento gerou protestos de investidores, tanto dos que perdiam quanto dos que ganhavam.

Na mesma audiência, a presidente da Securities and Exchange Commission (SEC, o organismo que regula o mercado americano), Mary Schapiro, prometeu as causas do problema. Ela disse ainda que o órgão está analisando as políticas adotadas pelas bolsas para o cancelamento das operações do dia 6.