Título: PP libera partido no RS para apoiar Serra
Autor: Vasconcelos, Adriana
Fonte: O Globo, 13/05/2010, O País, p. 14
Expectativa é que legendas agora consigam fechar aliança em favor da reeleição da governadora tucana, Yeda Crusius
BRASÍLIA. A direção nacional do PP, partido aliado do governo Luiz Inácio Lula da Silva, liberou a legenda no Rio Grande do Sul para apoiar a candidatura do tucano José Serra à Presidência da República. O anúncio foi feito pelo presidente estadual do PP, Pedro Bertolucci (RS), após uma reunião entre os presidentes nacionais do partido, senador Francisco Dornelles (RJ), e o do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), em Brasília. A expectativa agora é que as duas legendas consigam fechar uma aliança em favor da reeleição da governadora gaúcha Yeda Crusius, do PSDB. A avaliação dos tucanos é que essa união abriria caminho para o fechamento de uma aliança nacional entre o PSDB e o PP. No entanto, a tendência, por enquanto, é que o PP fique mesmo neutro na disputa presidencial, como já anteciparam seus dirigentes. - Um acordo no Rio Grande do Sul entre PP e PSDB facilitaria uma aliança nacional - comemorou Guerra.
Dornelles reitera que PP vai aguardar convenção
O senador Francisco Dornelles, mais cauteloso, reiterou que a direção nacional do PP vai aguardar a manifestação dos diretórios estaduais antes de anunciar o que fará em relação à eleição presidencial - o que será formalizado na convenção do fim de junho. O nome de Dornelles é um dos cotados no PSDB para ocupar a vaga de vice na chapa de José Serra para a Presidência. Independentemente do acerto com os tucanos no Rio Grande do Sul, o presidente estadual do PP, Pedro Bertolucci, assegurou ontem o apoio da legenda no estado à candidatura de Serra. - O PP do Rio Grande do Sul está liberado para apoiar Serra, independentemente da aliança estadual com o PSDB - afirmou Bertolucci. Até o fim do mês, os diretórios estaduais do PSDB e do PP no Rio Grande do Sul deverão fazer um novo esforço para tentar fechar um acordo no estado. Para apoiar a reeleição da governadora Yeda Crusius, o PP reivindica a vaga de vice em sua chapa, apoio à candidatura da jornalista Ana Amélia Lemos ao Senado e a ampliação da aliança para a eleição proporcional. Este último ponto é o mais polêmico, já que os tucanos temem, com essa parceria, reduzir suas bancadas para deputado federal e estadual.
Diretório do PP no RS é o mais forte no país
O diretório do PP no Rio Grande do Sul é o mais forte do partido em todo o país. A legenda conta atualmente com nove deputados estaduais, cinco federais, 149 prefeitos, 120 vice-prefeitos e 1.177 vereadores. Dos 493 municípios do estado, o PP está organizado em 484. O presidente estadual do PSDB, deputado Cláudio Diaz (RS), classificou a reunião de ontem com o PP de bastante positiva. - Conseguimos distensionar o ambiente. Passamos a régua e vamos recomeçar as negociações com a garantia da direção nacional dos dois partidos de que qualquer decisão que tomarmos será respeitada - comemorou Cláudio Diaz.