Título: Um empresário com preocupações ecológicas
Autor: Lima, Ludmilla de ; Otavio, Chico
Fonte: O Globo, 17/05/2010, O País, p. 3

Guilherme Leal é fundador da Natura e dono de fortuna de US$2,1 bilhões

Anunciado como vice na chapa da pré-candidata a presidente Marina Silva (PV), o empresário Guilherme Leal é copresidente do Conselho de Administração da Natura Cosméticos e um dos fundadores da companhia. Nascido em São Paulo e formado em administração pela Universidade de São Paulo (USP), Leal, de 60 anos, é uma das pessoas mais ricas do país, segundo lista anual da revista americana "Forbes": sua fortuna é calculada em US$2,1 bilhões, o que o coloca na 13ª colocação no Brasil e na 463ª no ranking internacional.

Para quem ainda não o conhece, os assessores do PV costumam da uma dica: "Procure um cara parecido com o Martin Scorsese", referindo-se ao cineasta americano que usa os mesmos óculos de aros grossos do empresário verde. Ontem, após desculpar-se pela falta de traquejo político, Leal brincou:

- Escolhi Marina para presidente antes de ela me escolher para vice.

Leal conheceu Marina no fim da década de 90. Anos depois, quando ela assumiu o Ministério do Meio Ambiente, ele ficou fascinado com a chegada de "algo novo na política". Para o empresário, nascia ali, no início do governo Lula, "uma liderança deste século, uma estadista".

A filiação de Leal ao Partido Verde ocorreu em setembro do ano passado a convite de Marina. A pré-candidata, no discurso em que anunciou o vice, disse que o PV (até agora sem coligações no plano federal) fará alianças com "núcleos vivos" da sociedade, como o fundador da Natura e também alguns dirigentes de ONGs. Leal é reconhecido no mundo empresarial por conciliar negócios e geração de riquezas com justiça social e preservação do meio ambiente. A Natura, considerada uma das empresas precursoras no Brasil dos investimentos em responsabilidade social, hoje investe em uma linha de produtos que utiliza componentes renováveis, a partir da floresta tropical brasileira.

Junto com o Antonio Luiz da Cunha Seabra, Leal transformou a Natura em uma empresa multinacional, que conta com um exército de consultoras de venda presentes em sete países da América Latina e na França. A marca é ainda a maior fabricante de cosméticos e produtos de higiene e beleza do país. O empresário também é um dos fundadores e membro do Conselho do Instituto Ethos e ex-presidente do Conselho do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio). (Chico Otavio e Ludmilla de Lima)