Título: O topete voltou
Autor: Braga, Isabel ;Brígido, Carolina
Fonte: O Globo, 19/05/2010, O País, p. 12

Petista ganha visual inspirado em Carolina Herrera

SÃO PAULO. Quando o cabeleireiro paulistano Celso Kamura recebeu na semana passada o telefonema de João Santana, marqueteiro de Dilma Rousseff, não hesitou em aceitar o desafio de assinar o novo visual da petista para a campanha. E foi logo estudar as imagens da pré-candidata nos últimos meses.

O diagnóstico: erros de maquiagem, sobrancelha muito arqueada e o cabelo gorducho.

Kamura embarcou nervoso para Brasília na última sexta temia uma cliente brava e fria. Na bagagem, levou uma foto da estilista Carolina Herrera, que inspirou o novo look de Dilma.

Fui tremendo, meio tenso. Sempre achei que ela fosse brava e fria. Mas logo que cheguei na casa dela, vi que não era verdade. Ela me atendeu com um sorriso e foi muito simpática.

Apresentei minhas sugestões e fomos cortar ali mesmo, no banheiro dela conta Kamura, que também cuida do cabelo de Marta Suplicy (PT) e de estrelas como Grazi Massafera, Angélica e Ana Hickmann.

Cabeça de política, segundo Kamura, tem que ser prática.

Minhas clientes políticas se aproximam das minhas clientes da vida real no salão. Para a Dilma, precisava ser um corte simples, fácil de arrumar, sem invencionice.

É passar um gel, e pronto. E com volume no alto da cabeça. O topete voltou decretou.

Kamura retornou ontem a Brasília, onde acompanhou a gravação de programas eleitorais.

Ele não revela o valor do contrato, que incluiu o corte, dicas de maquiagem e treinamento da cabeleireira pessoal da petista, Rose.

Porém, uma diária de consultoria de moda com ele gira em torno de R$ 7 mil.

O cabelo que ela estava engordava muito.

Com aquele volume na nuca e na lateral, imaginava que ela era uma bolinha. Ela precisava do rosto mais fino. Mostrei a foto da Carolina Herrera como referência. Ela gostou contou.

Segundo Kamura, o cabelo de Dilma voltou, após a queda, resultado do tratamento contra o câncer, cheio, gorducho, e era penteado para frente, dando um ar desgrenhado de Elis Regina. Na cor, Kamura não conseguiu convencer quando sugeriu uma tintura mais escura, para combinar com a alma morena: Só na questão da cor que ela não foi muito na minha onda. Achei que precisava escurecer. Ela concordou que a alma dela é morena, mas ficamos na mesma cor. Só fiz uns reflexos nas pontinhas, para dar luz disse Kamura, que não descuidou das sobrancelhas.

Ela tem a sobrancelha naturalmente arqueada, deixa a pessoa com cara de brava e arrogante. Reduzi o arco, tirando um pouco da parte de cima.

Na maquiagem, que Dilma faz com ajuda de Rose, Kamura diz que os ajustes foram simples. O contorno de lápis no olho não se fechava e a base estava muito clara. O efeito era de palidez e olhos saltados: Não fizemos grandes mudanças, foi só contornar o olho por completo.