Título: Governo criará bolsas de pós-graduação para negros
Autor:
Fonte: O Globo, 14/05/2010, O País, p. 4

BRASÍLIA. O ministro de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Eloi Ferreira de Araújo, anunciou ontem que o governo federal criará 250 bolsas de pós-graduação para estudantes negros ou pardos. O anúncio fez parte das comemorações pelos 122 anos da Lei Áurea, que marcou o fim da escravidão no Brasil, em 1888.

Bolsas de mestrado e doutorado serão concedidas especialmente a alunos de pós-graduação que tenham ingressado em instituições de ensino superior com base em critérios de ação afirmativa ou que tenham sido bolsistas do programa Universidade para Todos (ProUni), destinado a jovens de baixa renda.

A iniciativa é resultado de parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação. Segundo a Capes, um edital será publicado até a semana que vem, prevendo 200 bolsas de mestrado e 50 de doutorado em 2010 e mais 200 de mestrado e 50 de doutorado para 2011.

As bolsas terão o valor padrão da Capes - R$1.200 mensais para alunos de mestrado e R$1.800 para os de doutorado. Ferreira anunciou também a ampliação de 600 para 800 no número de estudantes negros do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, do CNPq.