Título: Jucá será o relator da MP dos aposentados
Autor: Vasconcelos, Adriana
Fonte: O Globo, 15/05/2010, O País, p. 14

Líder do governo diz que texto entra quarta-feira na pauta

BRASÍLIA. O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), anunciou ontem no Twitter que será o relator da medida provisória (MP) que reajusta em 7,72% as aposentadorias acima do salário mínimo. Embora já tenha anunciado que não está disposto a alterar o índice, porque a maioria do Senado deseja aprová-lo, Jucá admitiu que busca uma alternativa para o fim do fator previdenciário.

Qualquer alteração no texto, porém, automaticamente remeterá a MP de volta à Câmara.

A previsão de Jucá é que a MP entre na pauta na próxima quartafeira: Na terça-feira, votaremos as duas primeiras MPs que estão trancando a pauta, para, na quarta, votarmos a MP dos Aposentados.Vamos encontrar uma alternativa para resolver a questão do fator previdenciário, que foi derrubado na Câmara.

Como a vigência da MP expira em 1º de junho, ela corre o risco de caducar, livrando o presidente Lula do desgaste de vetar a proposta. Se ela caducar, terá de ser editada nova MP para manter o pagamento dos reajustes.

Essa é uma estratégia que começou a ser articulada pelo líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP).

Aos senadores, Jucá está disposto a propor a fixação de idade mínima para as aposentadorias, para reduzir o impacto do fim do fator previdenciário. Neste caso, ele poderá contar com o apoio de representantes da oposição.

Tucanos já manifestaram preocupação com a volta das aposentadorias precoces.