Título: Justiça afasta deputada acusada de receber mesada
Autor:
Fonte: O Globo, 15/05/2010, O País, p. 14
Eurides Brito foi flagrada em vídeos obtidos pela PF BRASÍLIA. A Justiça do Distrito Federal determinou ontem o afastamento da deputada Eurides Brito (PMDB), acusada de receber mesada do delator do mensalão do DEM no Distrito Federal, Durval Barbosa.
Num dos vídeos obtidos pela Polícia Federal, durante a Operação Caixa de Pandora, a deputada foi flagrada colocando na bolsa maços de dinheiro recebidos de Durval. O afastamento da deputada foi pedido pelo Núcleo de Combate às Organizações Criminosas, grupo de promotores responsáveis por boa parte das investigações que resultaram na queda do ex-governador José Roberto Arruda e do ex-governador Paulo Octávio.
Em nota, o Ministério Público informa que fez o pedido de afastamento para impedir que Eurides Brito continue se valendo do cargo que ocupa para se esquivar das responsabilidades penal, política e de improbidade que devem recair sobre si mesma. Pela decisão, da 2ª Vara, ela deverá se afastar da Câmara até a conclusão das investigações do MP sobre supostos crimes de improbidade administrativa que teriam sido cometidos por ela e outras autoridades ligadas ao ex-governador.