Título: PSB proíbe apoio de diretórios a José Serra
Autor: Freire, Flávio ; Vasconcelos, Adriana
Fonte: O Globo, 22/05/2010, O País, p. 10

Partido, no entanto, vai permitir alianças regionais, como as que devem ocorrer na Paraíba e no Paraná

BRASÍLIA. Ao confirmar ontem o apoio à candidatura da petista Dilma Rousseff, o Diretório Nacional do PSB decidiu enquadrar os diretórios estaduais que fizeram aliança com o PSDB. O PSB avalizou os acordos locais, mas seus integrantes estão proibidos de apoiar o tucano José Serra. O PSB vai oficializar sua decisão na convenção nacional marcada para 14 de junho.

Os tucanos estavam contando com apoio do PSB a Serra em pelo menos dois estados: Paraíba e Paraná. Além disso, há negociações entre tucanos e socialistas no Ceará e em Minas Gerais. Na Paraíba, o ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB) fechou aliança para apoiar a candidatura ao governo de Ricardo Coutinho (PSB), ex-prefeito de João Pessoa. Cássio será candidato ao Senado.

No Paraná, o atual prefeito de Curitiba, Luciano Ducci (PSB), já anunciou apoio ao tucano Beto Richa, de quem foi vice.

¿ Vamos respeitar as alianças estaduais. Na Paraíba, o PSDB apoia a candidatura de Ricardo Coutinho, mas ele vota em Dilma. Todos os filiados do PSB farão campanha para Dilma ¿ avisou o presidente do partido, o governador Eduardo Campos (PE), que também exigiu um critério único para os aliados onde houver palanques duplos: ¿ Todos terão que ter o mesmo tratamento. Dilma não será candidata só do PT, mas de um conjunto de partidos. Todos terão que ser tratados de forma respeitosa e equilibrada. Se isso não ocorrer, será inaceitável.

Em Minas Gerais, o prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, já sinalizou que vai apoiar a chapa ¿Dilmasia¿, em que apoiará Dilma para presidente e o governador Antonio Anastasia (PSDB-MG) para a reeleição. Lacerda recebeu apoio dos tucanos para sua eleição, em 2008.

Já no Ceará, o governador Cid Gomes (PSB) quer fazer uma aliança branca com o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE). Os dois disputam a reeleição. Ontem, Cid teve um encontro com o presidente Lula, em Brasília, mas, na saída, afirmou que o tema foi a instalação de uma refinaria da Petrobras, no Ceará