Título: Marina se reúne com dom Geraldo Magella na BA
Autor: Talento, Biaggio
Fonte: O Globo, 22/05/2010, O País, p. 11

Evangélica, verde promete governo laico, caso eleita

SALVADOR. A pré-candidata do PV à Presidência, Marina Silva, promoveu um encontro ecumênico na sua visita à capital baiana e fez questão de assegurar que suas convicções religiosas não vão resultar, caso eleita, num governo que não seja laico, como garante a Constituição.

Evangélica, falou de seus projetos para o cardeal-arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, dom Geraldo Majella Agnelo, expresidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em reunião realizada na manhã de ontem na Cúria Metropolitana.

Levou a tiracolo o pré-candidato do PV ao governo estadual, o deputado federal Luiz Bassuma, que é espírita.

Na conversa, da qual participou ainda o deputado (católico) Edson Duarte (PV-BA), pré-candidato ao Senado, Marina pregou a ética dos valores morais na política, bandeira que dom Geraldo vem defendendo. Marina não teve qualquer constrangimento em lembrar que, antes de entrar para a Assembleia de Deus, começou a vida religiosa nas Comunidades Eclesiais de Base da Igreja Católica, quando seguiu a Teologia da Libertação, e em considerar como guru o teólogo Leonardo Boff, punido pelo Vaticano por ser considerado muito ¿progressista¿.

Ela lembrou uma frase de Boff na qual ele fala que muitas vezes os católicos erram por não seguirem adiante o que diz a Bíblia.

Marina também citou três passagens do Antigo Testamento que ¿carimbariam¿ a linha ecológica que defende: Gênesis, capítulo 1, versículo 28 (¿Então Deus os abençoou e lhes disse: frutificai e multiplicai-vos; enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais¿); Gênesis, capítulo 2, versículo 15 (¿E tomou o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar¿); e Eclesiastes, capítulo 4, versículo 6 (¿Melhor é a mão cheia com descanso do que ambas as mãos cheias com trabalho, e aflição de espírito¿).

Mais tarde, em entrevista, Marina deu uma estocada na précandidata do PT, Dilma Rousseff, em função de suas declarações dúbias sobre a religião, afirmando ser ¿coerente com as coisas que acredita¿, garantindo que não fará ¿discurso de circunstância só para ganhar voto: numa hora a pessoa diz uma coisa, aí tem pressão e muda de posição¿, disse Marina.

A verde reclamou do preconceito contra o fato de ser evangélica.

Ela defendeu o direito dos homossexuais e a obrigação do Estado em desenvolver políticas para todos, negando que, em abril, tenha escondido a bandeira do movimento gay entregue pelo vereador Sander Simaglio, do PV de Alfenas (MG): ¿ Ele não me pediu para abrir a bandeira. Digo isso diante de Deus e dos homen.