Título: Primeiro projeto foi implantado em 1994
Autor: Schmidt, Selma
Fonte: O Globo, 23/05/2010, Rio, p. 16

Até a década de 90, a ideia de uma política de complementação de renda raramente ia além das ¿frentes de trabalho¿ em situações de crise e da distribuição de cestas básicas.

O primeiro programa sistemático de transferência de renda de que se tem notícia no país começou a funcionar em Campinas, em São Paulo, em 1994, sob o comando do prefeito tucano José Roberto Teixeira, pagando mensalmente a famílias que mantivessem os filhos na escola e estivessem em dia com as vacinas das crianças. No ano seguinte, o governo do Distrito Federal, então sob o comando do petista Cristovam Buarque, implantou o Bolsa Escola.

O grande sucesso desses programas atraiu a atenção no Brasil e no exterior ¿ no Distrito Federal, a taxa de evasão escolar caiu de 7,4% para 0,2% em apenas um ano. Em 2001, o Bolsa Escola foi incorporado aos demais programas sociais do governo federal e estendido a todo o país. Ao longo dos dois anos seguintes, a iniciativa chegou a beneficiar cinco milhões de famílias com filhos na escola.

O Bolsa Escola acabou, mas, em outubro de 2003, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou o Bolsa Família, programa sob o comando do Ministério do Desenvolvimento Social, com cadastro feito pelas prefeituras. A meta inicial do governo, de beneficiar 3,6 milhões de famílias, foi atingida em apenas dois meses. Hoje, a estimativa é que 12,7 milhões de famílias sejam beneficiadas pela iniciativa.