Título: "Marina é nossa"
Autor: Franco, Ilmar
Fonte: O Globo, 23/05/2010, Panorama Político, p. 2
A coordenação da campanha de Dilma Rousseff (PT) se dividiu em debate sobre o meio ambiente. Uma ala do partido pretendia destacar que o governo Lula fez mais no setor, após a senadora Marina Silva, candidata do PV, deixar o governo. Mas prevaleceu a linha de que a comparação é com o governo FH. Os petistas concluíram que atacar Marina era jogá-la nos braços de José Serra, candidato do PSDB, no segundo turno das eleições.
PMDB quer turbinar Bolsa Família
Está fechada a proposta de programa de governo que o PMDB entregará à candidata à Presidência pelo PT, Dilma Rousseff. O texto tem 60 páginas.
Na economia, o partido defende o estímulo à poupança interna, pública e privada, a fim de garantir recursos próprios para investimentos e como proteção diante de uma crise cambial. No social, a prioridade é a educação fundamental.
Além de ampliar o valor do Bolsa Família, o PMDB propõe que o governo crie uma caderneta de poupança em nome de cada criança que recebe o benefício. Sugere também estender o Prouni para estudantes dos ensinos médio e fundamental
DESGASTE PRESIDENCIAL. Além de ser levado a vetar o fim do fator previdenciário, o presidente Lula deve somar mais um veto à sua cota de desgaste. O senador Delcídio Amaral (PT-MS), relator do projeto da capitalização da Petrobras, não vai alterar o texto que veio da Câmara. Só assim, ele garante a aprovação rápida do texto, mantendo o uso do FGTS para o aumento de capital dos atuais acionistas. O governo sempre foi contra a ideia, e Lula terá que derrubar esse agrado aos trabalhadores.
Definição do voto
A campanha do PT cruzou pesquisas de vários pleitos presidenciais. Constatou que, quando começa a propaganda na TV, em 15 de agosto, 55% dos eleitores já definiram o voto no Nordeste e 33% no Sul. A média nacional é 40%.
Ele é o cara
O presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), tem ido duas vezes por semana a São Paulo. O candidato José Serra tem confiado a ele as principais missões políticas da candidatura. Ele é o interlocutor preferido dos aliados.
Corrida contra o tempo
Devido à eleição, o Ministério do Desenvolvimento Social está acionando prefeituras e governos estaduais para fechar, até 30 de junho, dezenas de convênios de transferência de recursos federais. Há programas na área de segurança alimentar que somam R$ 233 milhões, mais 370 mil jovens devem ser inscritos no ProJovem, recursos para 142 centros de assistência social, restaurantes populares, cisternas no semiárido e cozinhas comunitárias. Depois, só em novembro.
As propostas da indústria para o Brasil
A CNI entrega na terça-feira, durante debate com os presidenciáveis, suas propostas de programa de governo.
O documento ¿Uma Agenda para Crescer Mais e Melhor¿ sugere: unificar todos os tributos sobre circulação de bens e serviços; reduzir os prazos de licenciamento ambiental para projetos de produção de energia; substituir a gratuidade nas universidades públicas por bolsas de estudo baseadas no desempenho e na renda; e restrição ao uso de medidas provisórias.
O GOVERNO Lula decidiu segurar as votações na Câmara. Quer reduzir a pauta do Senado, para acelerar a votação dos projetos do pré-sal.
O EX-PRESIDENTE do DEM, Jorge Bornhausen, baixou em Santa Catarina. Trabalha para restabelecer a aliança entre seu partido, o PSDB e o PMDB.
O ACORDO do DEM, com o governador Omar Aziz (AM) e o ex-governador Eduardo Braga (PMDB), é para eleger Pauderney Avelino deputado federal.