Título: Censo no ninho tucano
Autor: Maakaroun, Bertha
Fonte: Correio Braziliense, 19/06/2009, Política, p. 5

Rodrigo de Castro entregou proposta com regras para as prévias O PSDB fará um recadastramento de todos os filiados antes da realização das prévias que escolherão o candidato a presidente da República, entre os go-vernadores de Minas, Aécio Neves, e de São Paulo, José Serra. O secretário-geral do partido, deputado federal Rodrigo de Castro (MG), entregou o esboço da proposta com as regras da consulta ontem ao presidente da legenda, senador Sérgio Guerra (PE), que deve divulgar o texto final na segunda-feira, após conversa com os dois presidenciáveis. O PSDB tem hoje 1,1 milhão de filiados, mas em vários diretórios estaduais o número está desatualizado. ¿Não sabemos quantos somos, porque o partido nunca fez um recadastramento desde que foi criado¿, argumenta Castro. O partido surgiu em junho de 1988, de uma dissidência do PMDB.

A previsão é de que sejam necessários três meses para convocar os filiados a se manifestarem. A decisão é uma vitória de Aécio, já que sinaliza uma ampliação do colégio eleitoral. No início das discussões sobre o formato da consulta, o governador mineiro pressionou para que qualquer filiado tivesse direito a voto. Serra não concordou, dando preferência à definição por um grupo mais restrito. Na última eleição presidencial, o nome do ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, saiu de uma decisão de cúpula. O diretório de Minas é um dos poucos em que o número de filiados ¿ 147 mil ¿ está atualizado.

Dezembro Uma novidade da proposta entregue ontem é a possibilidade de as prévias serem feitas ainda em 2009, provavelmente em dezembro. Apoiadores de Serra criticavam a tentativa de realizar a consulta antes de setembro ¿ quando termina o prazo para mudança de partido ¿ alertando para a possibilidade de Aécio deixar o ninho tucano e aceitar convite do PMDB ou do PSB, no caso de vitória do governador paulista nas prévias. Diante das reiteradas declarações do governador mineiro de que não pretende deixar o PSDB, os temores se dissiparam. Aécio passou a defender a realização das prévias entre ou-tubro e novembro, mas depois acabou acatando a ideia de que fosse feita entre janeiro e fevereiro, quando também o PT deverá re-ferendar o nome da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff. Agora, segundo Rodrigo de Castro, o período das prévias será escolhido entre dezembro e fevereiro do ano que vem. ¿Alguns defendem que poderíamos decidir antes do Natal e já entrar o ano em campanha¿, afirmou.

Nas conversas com Aécio e Serra, o presidente do partido também tentará chegar a um consenso sobre quem terá direito a voto. A tendência é incluir tucanos que exercem ou exerceram cargos eletivos, além dos que já foram candidatos e membros dos diretórios municipais. Pela proposta encaminhada, votos de tucanos paulistas, mineiros e cariocas terão mais peso do que de filiados de estados menores, como Rondônia, por exemplo. A influência seria proporcional ao número de eleitores. Rodrigo d e Castro nega que a regra favoreça o governador paulista. De qualquer forma, São Paulo teria mais influência mesmo, já que é o estado com maior número de filiados, alega.

Terceira mandato O deputado José Genoino (PT-SP) protocolou na manhã de ontem o relatório sobre a Proposta de Emenda à Constituição que prevê uma segunda reeleição, o famoso terceiro mandato. Genoino, como adiantou com exclusividade o Correio, emitiu parecer contrário à proposta. O deputado petista justificou seu voto dizendo que ¿jamais modificaria as regras no meio do jogo¿. O líder do governo na Câmara, deputado Henrique Fontana (PT-RS) corroborou o voto de Genoíno dizendo que o terceiro mandato, para o PT, é o da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff.