Título: Estado quer lixo com destino correto em 3 anos
Autor: Brandão, Tulio
Fonte: O Globo, 27/05/2010, Rio, p. 15

Centro de Tratamento de Resíduos de Seropédica será inaugurado em 2011 para substituir aterro de Gramacho

O governo do estado e a prefeitura do Rio querem dar um rápido fim ao problema da gestão do lixo na Região Metropolitana e no interior. A secretária estadual do Ambiente, Marilene Ramos, informou que em três anos todos os resíduos gerados pela população fluminense terão destinação adequada ¿ em aterros sanitários e outras áreas com tecnologia permitida. O prefeito em exercício da capital, Carlos Alberto Muniz, declarou que o Centro de Tratamento de Resíduos de Seropédica será inaugurado já em 2011 para substituir o Aterro de Gramacho, que hoje recebe praticamente todo o lixo da capital.

O anúncio foi feito ontem, no primeiro dia do Rio Ambiente, evento organizado pela Firjan e por outras entidades para discutir a gestão dos resíduos sólidos. Reportagem do GLOBO publicada no mesmo dia apresentou um estudo da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) que revela os problemas do estado com o lixo: um terço dos resíduos gerados pela população fluminense ainda tem destinação inadequada, indo parar em lixões, lagoas e rios ou aterros precários.

Marilene assegurou que áreas hoje ainda sem gestão de resíduos terão infraestrutura adequada em três anos.

¿ As lacunas ainda existentes estão sendo encaminhadas. Se juntarmos os novos aterros sanitários públicos e privados, teremos 100% de cobertura neste prazo. Dispomos de R$200 milhões do estado e outros R$200 milhões da iniciativa privada para resolver essa questão do lixo.

Já Muniz ressaltou que Gramacho é uma herança de outras administrações.

¿ O que estamos fazendo é trabalhar corretamente pela remediação e desativação desse aterro. O prefeito Eduardo Paes vai lançar a pedra fundamental do Centro de Tratamento de Resíduos de Seropédica já no segundo semestre. Ano que vem, o empreendimento vai estar operando.

No estado, Marilene citou alguns casos ainda não resolvidos: Itaperuna, que ainda depende de viabilidade do projeto; Belford Roxo, onde ainda há uma questão a ser resolvida em relação ao terreno; e Duque de Caxias, que poderá se associar ao projeto de aterro sanitário intermunicipal previsto para Belford Roxo ou construir a sua própria unidade, no bairro de Cidade dos Meninos.

Marilene ressalta a necessidade de se resolver também o problema da geração e da coleta de lixo no estado. Para avançar nessa área, a secretária assinou recentemente com o governo de Portugal um acordo de cooperação técnica. O país lusitano tem experiências bem sucedidas de práticas como responsabilidade compartilhada e de pós-consumo, que Marilene pretende implantar no estado.

¿ O modelo prevê que produtores tenham responsabilidades com a embalagem depois que ela deixa o consumidor. Espero estar com esse projeto pronto até o fim deste ano.

O superintendente de Qualidade Ambiental da Secretaria Estadual do Ambiente, Walter Plácido, pontuou que, apesar dos desafios ainda existentes, o estado agora possui um plano estadual de gestão integrada de resíduos sólidos:

¿ É uma ferramenta fundamental. Temos mapeados todos os lixões, aterros públicos e privados já instalados ou projetados, e as áreas mais sensíveis aos empreendimentos.