Título: Serra enfrenta mal-estar com PDT no Sul
Autor: Amorim, Silvia; Freire, Flávio
Fonte: O Globo, 27/05/2010, O País, p. 10

Encontro com bancada estadual do PMDB provocou crise entre aliados

PORTO ALEGRE. O pré-candidato do PSDB à Presidência, José Serra, faz hoje sua terceira viagem ao Rio Grande do Sul em maio. Ele participará do 26ºCongresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, em Gramado. A pré-candidata do PT, Dilma Rousseff, participa do mesmo evento hoje.

A viagem de Serra acontece uma semana após a reunião entre ele e a bancada do PMDB na Assembleia Legislativa gaúcha ter causado mal-estar generalizado entre os dois partidos e também com o PDT. O encontro era desconhecido dos tucanos gaúchos até o dia anterior, e Serra sequer se encontrou com a governadora Yeda Crusius.

Esta semana, foi a vez de o PDT reclamar do encontro. O ministro Carlos Lupi (Trabalho), presidente licenciado do PDT, teria criticado a postura dos deputados do PMDB e ameaçado desfazer a coligação estadual com o partido. O pré-candidato peemedebista ao governo, José Fogaça, tem como vice o deputado federal Pompeo de Mattos, do PDT.

- Faltou a interpretação de que aquilo poderia criar um desconforto - avaliou o presidente do PDT-RS, Romildo Bolzan.

O presidente do PMDB gaúcho, senador Pedro Simon, teve de entrar no debate para apaziguar os ânimos. Simon disse a Lupi, no fim de semana, que o partido no estado, por enquanto, defende candidatura própria:

- Expliquei a ele (Lupi) que o PMDB gaúcho defende a tese da candidatura própria e que, por enquanto, não se discute apoio a outros candidatos.