Título: Confusão política em Campos
Autor: Balbi, Aloysio ; Galdo, Rafael
Fonte: O Globo, 28/05/2010, O País, p. 3

CAMPOS. A notícia da cassação da prefeita Rosinha Garotinho - eleita em segundo turno, em 2008, numa disputa acirrada com o ex-prefeito Arnaldo Vianna - deixou os campistas perplexos, até porque, simultaneamente, o TRE confirmou que Vianna, hoje deputado federal (PDT-RJ), está inelegível. No caso de uma nova eleição em Campos, se mantida a decisão, ele não poderá concorrer.

Desde 2004, Campos vive um quadro político conturbado. Naquele ano, o candidato apoiado por Arnaldo Vianna, Carlos Alberto Campista, venceu o candidato dos Garotinho, Geraldo Pudim, hoje também deputado federal (PR-RJ). Campista tomou posse, mas quatro meses depois teve o mandato cassado. Assumiu o presidente da Câmara, Alexandre Mocaiber (PSB).

Foram marcadas novas eleições em 2006 para um mandato de dois anos, e Mocaiber concorreu vencendo Pudim, que tinha o apoio de Garotinho. O mandato de Mocaiber terminou de forma melancólica, após a prisão de vários secretários pela Polícia Federal. Em 2008, Rosinha decidiu disputar a prefeitura e enfrentou o maior rival, Arnaldo Vianna.