Título: Para especialistas, mudanças no jogo
Autor: Balbi, Aloysio ; Galdo, Rafael
Fonte: O Globo, 28/05/2010, O País, p. 3

Governador herdaria votos e teria exclusividade no palanque de Dilma

Caso o ex-governador Anthony Garotinho (PR) não consiga suspender a sua inelegibilidade no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até o fim do prazo para registro de candidaturas, no dia 5 de julho, o quadro eleitoral para a disputa pelo governo do Estado no Rio muda, com o governador Sérgio Cabral (PMDB), que tenta a reeleição, sendo o maior beneficiário. Cientistas políticos avaliam que a possível saída de Garotinho elevaria as chances de Cabral conseguir mais votos no interior, onde o ex-governadora mantém base eleitoral. Mas, apesar disso, todos são unânimes ao afirmar que ainda é cedo para saber como ficará a situação.

Professor da PUC-RJ, o cientista político Ricardo Ismael lembra que a eventual saída de Garotinho reduziria a oposição a Cabral.

- Se Garotinho não conseguir mesmo mudar a decisão do TRE, o maior beneficiado é, sem dúvida, o governador Sérgio Cabral. Garotinho já tinha escolhido como alvo de campanha o governador, e a sua saída alivia a situação de Cabral, que não terá que enfrentar uma campanha muito agressiva. Por outro lado, abre também uma maior possibilidade de o atual governador conseguir votos no interior. Na capital, isso não deve mudar muito porque Garotinho já tem uma grande rejeição nessa região - disse Ismael.

A cientista política Maria Celina D´Araújo, também professora da PUC-RJ, ressaltou que Cabral teria não apenas uma maior entrada no interior do estado, mas a companhia isolada da pré-candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff. O apoio da ex-ministra da Casa Civil é disputado por Cabral e Garotinho. O diretório nacional do PT chegou a avisar que a pré-candidata participaria do palanque dos dois, mas nos bastidores ambos querem o apoio isolado de Dilma. No início do mês, Cabral organizou um almoço no Rio para a ex-ministra com a participação de 86 prefeitos fluminenses.

- De fato, é muito cedo para comentar os desdobramentos desse caso, já que cabe recurso. Mas, de uma maneira muito geral, a possível saída de Garotinho evita que Cabral tenha que dividir a companhia da ministra Dilma com Garotinho. Isso tem um efeito importante porque o governador vai tentar surfar da popularidade do governo Lula - afirmou Celina.

Na avaliação da professora, a pré-candidatura de Fernando Gabeira (PV) não sofreria muito os efeito da possível saída de Garotinho. Segundo Celina, o candidato do PV já não contava com a máquina administrativa, e isso pesa para conquistar votos, especialmente no interior do estado.

- Sérgio Cabral tem a máquina de governo, e o Garotinho ainda tem algumas máquinas no interior. Sem Garotinho, Cabral fica sozinho como candidato que tem máquina. Ao Gabeira caberá, como já era desde o início, convencer o eleitor pela opinião, capacidade de articulação e apoio dos partidos - analisou Celina.

Tanto Gabeira quanto Cabral não quiseram comentar a decisão do TRE. Integrantes do PMDB disseram que ainda aguardam os desdobramentos e que, neste momento, concentram esforços na organização da candidatura de Cabral. Mas, apesar da discrição com relação à situação do casal Garotinho, o filho do governador Marco Antonio Cabral comemorou abertamente a decisão do TRE. Marco publicou no Twitter, a rede de microblogs: "TRE acaba de cassar e tornar inelegível casal Garotinho!!! A Justiça se fez!!! O povo agradece!!".

O presidente do PV-RJ, Alfredo Sirkis, considerou negativa a possível saída de Garotinho:

- Independentemente da opinião que temos sobre ele (Garotinho), ele é uma força política, e sem ele a disputa estadual fica prejudicada. Reduz o leque de opções dos eleitores, e isso é negativo.