Título: PSDB conseguiu mais vitórias desde janeiro
Autor:
Fonte: O Globo, 30/05/2010, O País, p. 11

PT já obteve três liminares para suspender programas BRASÍLIA. Na fase da pré-campanha, o PSDB e o candidato José Serra levaram vantagem, ganhando um maior número de ações do que o PT. Até agora, em 15 ações apresentadas desde janeiro deste ano, os tucanos conseguiram que o TSE multasse o presidente Luiz Inácio Lula da Silva quatro vezes e Dilma e o PT duas vezes, mas há decisões pendentes. Além do fato de Dilma ser a candidata do atual governo, surtiu efeito a estratégia dos tucanos (reforçada por DEM e PPS) de recorrer à Justiça eleitoral contra atos cometidos antes mesmo de Dilma deixar o Ministério do presidente Lula.

Há duas semanas, Pierpaolo Bottini, um dos coordenadores jurídicos da campanha de Dilma, fez uma defesa oral no TSE, no julgamento de representação contra o programa partidário do PT de dezembro de 2009. Ao tentar convencer de que a ação contra Dilma não tinha cabimento, pediu que os ministros fossem cautelosos na análise. O ministro Marco Aurélio Mello rebateu: ¿ Ouvi algo da tribuna, que ao primeiro passo relevaria.

Dirigindo-se à Corte, como se não atuássemos assim, disse que deveríamos proceder com cautela. Só posso atribuir a ato falho da advocacia.

Antes da saída de Dilma da Casa Civil, a defesa dela, assim como a de Lula, foi feita pela AGU. O PT corre atrás do prejuízo.

Nas últimas semanas, protocolou 11 ações contra programas de aliados do PSDB. Até agora, obteve três liminares monocráticas (de um só ministro) para suspender a veiculação.

Márcio Silva ainda aguarda a autorização do PT para pôr em campo seis advogados na defesa de Dilma no TSE: ¿ As campanhas começam cada vez mais cedo. Pré-candidaturas com agenda oficial, procuradoria entrando com ação contra pré-candidatos. O fundamental é a ação na campanha.

Para Eduardo Alckmin, da campanha de Serra, o PT demorou mais a se estruturar porque, antes da campanha, a defesa de Dilma e de Lula era feita pela AGU. E diz que o PT não entrou com ações contra Serra por não haver motivo: ¿ Não tinham motivo para se queixar ¿ afirma.