Título: Serra promete remédio do SUS a domicílio
Autor:
Fonte: O Globo, 30/05/2010, O País, p. 10

Tucano diz que não se angustia diante da demora para escolha de seu vice e volta a atacar governo da Bolívia CUIABÁ (MT) e CAMPINAS (SP).

O pré-candidato do PSDB à Presidência, José Serra, prometeu ontem que, caso seja eleito, vai implantar um programa nacional de entrega de medicamentos a domicílio a pessoas de baixa renda. Sem dar detalhes sobre o projeto, afirmou que é mais barato que ter o medicamento nos postos de saúde.

Sobre a indefinição do seu partido em definir o nome do seu vice, Serra, que participou do lançamento da pré-candidatura de Wilson Campos ao governo de Mato Grosso, em Cuiabá, afirmou que é natural que haja especulações, mas que a definição só será feita na convenção do partido em junho.

¿ É uma questão que não me angustiou, não me angustia e nem vai me angustiar ¿ disse Serra.

O pré-candidato tucano aproveitou a visita ao Mato Grosso, estado brasileiro que tem a maior fronteira com a Bolívia, para voltar a criticar a política do governo boliviano de combate às drogas. Segundo ele, o governo de Evo Morales é conivente com o tráfico de cocaína.

¿ Alguém acredita que esse governo (de Evo Morales) não seja cúmplice com a exportação de cocaína? ¿ indagou Serra, que cobrou posição contundente do governo brasileiro sobre o assunto.

¿Não é assim que se trata um país irmão¿, diz Marina Em Campinas, a pré-candidata do PV à Presidência, Marina Silva, criticou ontem as declarações de Serra sobre a Bolívia. Para ela, não podem ser feitas generalizações.

¿ Não é assim que se trata um país irmão. Acho que a gente tem que ter muito cuidado na relação com os países e, sobretudo, com nossos vizinhos para não fazermos generalizações.

Os problemas que são enfrentados em relação ao narcotráfico na Bolívia talvez não sejam diferentes dos de outros países e até mesmo daqui ¿ disse.

Marina citou um caso típico brasileiro que, na visão dela, também não deve ser tratado de forma genérica, sob o risco de se cometerem injustiças.

¿ Imagine se a gente fosse generalizar a violência nas favelas, como se fosse com a conivência do governo.

Para ela, não se pode atribuir a entrada de drogas da Bolívia no Brasil exclusivamente a uma omissão do governo vizinho.

¿ Temos graves problemas na fronteira com o Acre com o tráfico de drogas, mas longe de mim querer atribuir isso a uma ação deliberada do governo. O povo boliviano não merece esse tipo de generalização.

Em terceiro lugar nas pesquisas, Marina criticou o debate polarizado entre as pré-candidaturas de Dilma Rousseff (PT) e José Serra. No último Datafolha, Marina aparece com 12% das intenções de voto, contra 37% tanto para Dilma como para Serra.

¿ Não sei quem comprou a tese (da polarização). A campanha nem começou. A eleição não será na base de plebiscito.