Título: O blog de Sarney
Autor: Luiz, Edson
Fonte: Correio Braziliense, 20/06/2009, Política, p. 3

Assessoria de imprensa do senador confirma a criação da ferramenta, mas nega uso político e para a defesa

Acompanhando as novas tendências de comunicação adotadas por outros políticos no Brasil e no mundo, o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), está criando um blog para interagir com internautas, e fazer e receber comentários. Envolvido em uma das maiores crises que passa o Congresso, a assessoria de Sarney afirma que a nova ferramenta não será utilizada pelo senador para se defender de acusações ou respondê-las, como fez a Petrobras recentemente.

A ideia de criar um blog nasceu depois que o Senado descobriu que uma pessoa criou um Twitter ¿ uma espécie de microblog que permite o envio de mensagens de texto a usuários cadastrados utilizando um sistema de mensagens instantâneas ¿ utilizando o nome de Sarney. Além de providenciar a retirada da página do ar, o que aconteceu no fim da tarde de ontem, assessores do Congresso sugeriram o novo mecanismo de comunicação, já adotado pelos presidentes brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, e dos Estados Unidos, Barack Obama.

No Twitter falso em nome de Sarney havia pelo menos dois mil seguidores cadastrados e tinha até a logomarca do PMDB, o partido do presidente do Senado. Porém, não é sua intenção manter esta ferramenta de comunicação, mas apenas o blog, que ainda está em fase de construção e não tem data para ir ao ar. Segundo assessores de Sarney, o mecanismo não será do político, mas da presidência da Casa. Com isso, poderá ser mantido por outros dirigentes no futuro e pelos senadores.

Conhecido não apenas como um dos homens mais influentes do país, Sarney é também é autor de livros e artigos e integrante da Academia Brasileira de Letras. Mas o blog não deverá ser usado literariamente ou politicamente por Sarney. O presidente do Senado também não quer fazer de seu blog uma ferramenta de defesa. Sua assessoria negou que a ferramenta seja criada para seguir o exemplo da Petrobras, que usou esse tipo de meio de comunicação para antecipar as respostas que darão aos jornalistas que procuram a empresa estatal em busca de informações.

A intenção, segundo a assessoria de Sarney, é abordar apenas temas ligados ao Senado. A programação está em fase de planejamento e ainda não foram definidos quais assuntos serão abordados. O blog vem em um momento em que a Casa passa por grave crise, que a cada dia toma contornos diferentes.

Instrumento de comunicação

Os blogs surgiram no rastro dos fóruns de discussões criadas a partir de 1990. São websites onde textos, fotos ou vídeos são adicionados em uma sequência linear e permite que internautas comentem seu conteúdo. É hoje um dos instrumentos de comunicação que mais cresce no mundo. Quando surgiu com mais intensidade em 1999 a média de usuários era de menos de 50 em todo o mundo. No ano seguinte, eram milhares, e a última estimativa, feita há dois anos, mostra que há pelo menos 112 milhões de blogueiros espalhados pelo planeta.

Além de ser um fórum de discussão em que todos podem participar, não apenas pessoas cadastradas, os blogs hoje se tornaram uma ferramenta política, principalmente durante o período eleitoral, por haver uma interação quase em tempo real entre o blogueiro e outros usuários. O projeto de reforma política que tramita na Câmara estuda liberar o uso da internet, e consequentemente os blogs no processo eleitoral brasileiro. (EL)