Título: Lula sai em defesa do Senado
Autor: Brito, Ricardo
Fonte: Correio Braziliense, 20/06/2009, Política, p. 4

Depois de sair em apoio a José Sarney e de criticar o que definiu como ¿denuncismo da imprensa¿, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou ontem que a crise que atinge o Senado será resolvida pela própria Casa. Durante evento em Alta Floresta, no Mato Grosso. o presidente, bem ao seu estilo, enfatizou que os senadores são maduros o suficiente para cuidar da instituição. ¿Todo mundo lá tem mais de 35 anos e eles vão resolver o problema¿, argumentou.

Na terça-feira, Sarney havia dito que a crise era do Senado, e não dele. ¿E é essa instituição que devemos preservar. Tanto quanto qualquer um aqui, ninguém tem mais interesse nisso do que eu¿, discursou. Em suporte, Lula disse que Sarney, em função do histórico, não merecia ser investigado como pessoa comum.

Genealogia O último escândalo envolve os mais de 600 atos secretos publicados ao longo dos últimos 14 anos no Senado e que foram usados para nomear, exonerar e aumentar salários de pessoas ligadas ao comando da Casa.

Sarney teve vários parentes empregados no Senado, vários deles nomeados por atos secretos. É o caso do neto João Fernando Michels Sarney e das sobrinhas Maria do Carmo de Castro Macieira, Vera Portela Macieira Borges e Shirley Duarte Pinto de Araújo. O Senado também empregou duas parentes do genro de Sarney, Jorge Murad: Isabella Murad e Virgínia Murad. Rosângela Terezinha Gonçalves, mãe do neto de Sarney João Fernando Sarney, também foi empregada do Senado.