Título: Um alerta à desobediência da Coreia do Norte
Autor:
Fonte: O Globo, 28/05/2010, O Mundo, p. 40

EUA ameaçam uso de `múltiplos meios¿ contra o país

WASHINGTON. A nova Estratégia de Segurança do governo Barack Obama deixou em suas linhas um recado claro ontem à Coreia do Norte: os Estados Unidos vão usar ¿múltiplos meios¿ para isolar a nação, caso ela insista em ignorar regras internacionais. O alerta valeu também para o Irã, e a divulgação do documento coincidiu com o aumento das tensões entre as Coreias do Norte e Sul.

¿Ambas as nações (Coreia do Norte e Irã) enfrentam uma escolha clara¿, diz o documento. ¿Se ignorarem suas obrigações internacionais, vamos usar múltiplos meios para aumentar seu isolamento e fazê-las entrar em conformidade com as normas internacionais de não proliferação (de armas nucleares).¿

Ontem, a Coreia do Norte anunciou que vai anular os acordos que previnem confrontos navais em casos acidentais com a Coreia do Sul. Pyongyang disse ainda que cortaria uma linha direta militar entre os dois países e alertou para ¿ataques físicos imediatos¿ caso algum navio sul-coreano invada seus limites marítimos. Já a Coreia do Sul manteve manobras navais na área, que incluíram disparos e testes com antissubmarinos.