Título: Plano de contingência para a Copa
Autor: Ordoñez, Ramona
Fonte: O Globo, 01/06/2010, Economia, p. 21

BRASÍLIA. Para evitar problemas de abastecimento de energia durante os jogos do Brasil na próxima Copa do Mundo, o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) estabeleceu medidas preventivas. Consideradas de rotina, essas ações incluem equipes de prontidão, que irão monitorar a oscilação de consumo antes, durante e depois de a seleção brasileira entrar em campo.

Também ficam suspensos desligamentos programados de manutenção das linhas de transmissão nesse período.

Para o dia 15 de junho, quando o Brasil estreia contra a Coreia do Norte, os técnicos preveem que o consumo cairá de cerca de 59 mil megawatts (MW) para 47,2 mil MW entre 12h30m e 15h30m.

No intervalo do jogo, haverá crescimento de 4,8 mil MW em apenas 12 minutos, calculam.

Seis meses depois do megaapagão de novembro de 2009, a linha de transmissão de Furnas que liga Foz do Iguaçu à subestação de Tijuco Preto (SP) voltará a funcionar normalmente a partir de hoje. O CMSE avaliou que foram adotadas todas as medidas previstas para evitar a repetição da queda simultânea das três linhas de transmissão, que deixou 18 estados às escuras por até cinco horas. A última providência adotada foi a ¿blindagem¿ da subestação de Itaberá, no interior paulista. (Gustavo Paul)