Título: Em causa própria
Autor: Torres, Izabelle
Fonte: Correio Braziliense, 20/06/2009, Política, p. 8

Os diferentes movimentos na Câmara para permitir o troca-troca de partidos são um sinal da dificuldade de aprovar uma reforma política este ano. Refletem também o interesse dos parlamentares em aprovar regras que possam lhes proporcionar sobrevivência política e sucesso eleitoral em 2010. A proposta apresentada pelo deputado Eduardo Cunha, por exemplo, chamou a atenção pela aposta aberta na morosidade da Justiça Eleitoral em julgar os casos de infidelidade. Mais do que usufruir dessa lentidão, a intenção do parlamentar é fazer seu grupo de aliados ganhar tempo para definir de qual lado ficar na corrida pelo governo do Rio de Janeiro. Com as atuais regras, eles teriam de definir o apoio a Sérgio Cabral ou a Antony Garotinho até setembro. Pelo projeto do peemedebista, adiariam a decisão para março.

As promessas de brechas também agradam a governadores. Se a proposta de Luciano Castro for aprovada, o governador mineiro Aécio Neves (PSDB) poderá esperar a decisão da legenda sobre a candidatura presidencial e migrar para outro partido, caso o resultado da convenção lhe desagrade.

Diante dos mais diferentes interesses envolvidos, o deputado Flávio Dino (PCdoB-MA) ¿ que recebeu do presidente Michel Temer (PMDB-SP) a missão de apresentar uma mini-reforma eleitoral de emergência¿, decidiu fugir ao tema de fidelidade partidária. Como não encontrou consenso entre as legendas, decidiu propor regras de troca-troca em um projeto em separado, com medo de que as divergências atrapalhassem até as votações de temas que encontram consenso. (IT)