Título: Marina ironiza promessa de Serra e Dilma
Autor:
Fonte: O Globo, 29/05/2010, O País, p. 11

Verde diz que regulamentar Emenda 29 virou algo "mágico"

GRAMADO (RS). A pré-candidata do PV à Presidência, Marina Silva, pôs em dúvida ontem, no Rio Grande do Sul, a intenção dos adversários Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) de agilizar a regulamentação da Emenda 29, que aumenta os investimentos em saúde. A emenda foi aprovada em 2000, mas nunca regulamentada. No Congresso Nacional de Secretarias de Saúde, em Gramado, anteontem, Dilma e Serra prometeram regulamentar a Emenda 29.

- A eleição é um período mágico. Aquilo que não foi feito, que era impossível, torna-se de uma facilidade incrível. Se é tão mágico, por que levar 16 anos? - perguntou Marina no mesmo evento. Ela também se comprometeu com a regulamentação: - Sei que todo mundo veio aqui falar que vão implementar a Emenda 29. E vou chancelar isso, mas vamos qualificar este debate. FHC assumiu em 1995, a emenda é de 2000, em 2004 foi proposta a regulamentação. São 16 anos, quase duas décadas perdidas.

Marina usou exemplos pessoais para criticar a protelação da regulamentação:

- Mais que estudar o assunto, vivo o problema. Quando ligo para meu pai e dizem que a pressão dele subiu, pergunto se levaram ao posto. Minhas irmãs domésticas, trabalhadoras rurais, é no SUS que são atendidas. Sei quantas vidas são ceifadas por esta medida protelatória. Agora vão fazer, e ano que vem?

Marina elogiou o SUS e lamentou o excesso de críticas ao modelo. Ela lembrou que, quando jovem, não havia o SUS e que, por isso, passou por percalços.

- Aos 14 anos, tive minha primeira hepatite e fui medicada pelo guarda da malária, com remédios para malária. Na cidade, fui para a fila dos indigentes, pois ainda não existia o SUS. E o médico disse para minha tia: "Agora que você trouxe essa daí? Essa já está com a alma no inferno".

* Especial para O GLOBO