Título: PT e DEM fazem a mesma coisa na TV e vão à Justiça
Autor:
Fonte: O Globo, 29/05/2010, O País, p. 11
BRASÍLIA e RECIFE.
Depois da oposição, ontem foi a vez de o procurador-geral eleitoral da República, Roberto Gurgel, entrar com representação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) acusando o presidente Lula, a pré-candidata Dilma Rousseff e o PT de fazer propaganda eleitoral fora de hora no programa partidário do último dia 13. Gurgel pediu que o tribunal aplique, a cada um, multa em grau máximo, alegando que todos já foram condenados em outras representações. Gurgel pediu ainda a cassação do direito de o PT exibir o programa partidário em 2011.
Segundo a Procuradoria Geral Eleitoral, além de desviar a finalidade do programa partidário, promovendo Dilma, o PT fez propaganda negativa contra Serra. Gurgel disse que o partido usou o programa para filiados, sobretudo Lula, traçarem a trajetória de Dilma, enaltecessem suas qualidades, ideias e opiniões.
Já o PT entrou ontem com ação contra o DEM e o pré-candidato do PSDB, José Serra, alegando que no programa do DEM, anteontem, houve promoção indevida da imagem do tucano. A representação lista trechos do programa do DEM nos quais Serra aparece discursando.
Serra disse ontem que a responsabilidade é do DEM e não do PSDB. Ele disse que não viu o programa, pois estava viajando:
- Não gravei diretamente para o programa. Exibiram trechos de discurso que fiz em 10 de abril. Pegaram trechos e puseram no programa deles - disse. - Vamos analisar. Se a Justiça achar algo errado, a gente vê o que faz. Mas a responsabilidade no caso é do próprio partido, que fez o programa, porque minha imagem foi utilizada. Acho isso perfeitamente normal. Vamos ver como é avaliado.