Título: Decisão do TRE do Rio, mesmo se derrubada, enfraqueceria Garotinho
Autor: Galdo, Rafael
Fonte: O Globo, 29/05/2010, O País, p. 4

Saída do ex-governador do páreo eliminaria chance de palanque duplo de Dilma no Rio

Mesmo que consiga suspender no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a decisão da Justiça Eleitoral do Rio de torná-lo inelegível até 2011, por abuso do poder econômico na campanha de 2008, o pré-candidato ao governo do estado pelo PR, Anthony Garotinho, sairá do episódio enfraquecido. Essa é a opinião de cientistas políticos como Eurico Figueiredo, da UFF. Para ele, diante de uma candidatura sub judice, lideranças aliadas a Garotinho poderiam passar para o lado de adversários, de forma deliberada ou disfarçada, tendendo a favorecer o governador Sérgio Cabral (PMDB), que tenta a reeleição.

Já caso se confirme o impedimento de Garotinho para disputar as eleições, conforme determinou anteontem o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Rio, Figueiredo destaca a repercussão disso na campanha da candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff. Sem o ex-governador no páreo, seriam eliminadas as tensões entre PT e PMDB no estado, uma vez que Dilma deveria ter palanque duplo no Rio, com Garotinho e Cabral.

- A saída de Garotinho jogaria nos braços do PT uma solução que estava longe de ser encontrada - afirma Figueiredo.

Para o especialista, no caso do palanque duplo, dificilmente os petistas conseguiriam administrar politicamente as campanhas antagônicas que Garotinho e Cabral fariam. Ontem, por exemplo, em seu blog, Garotinho chamou o governo do adversário de "ditadura cabralesca", acusando Cabral de tentar inviabilizar sua candidatura. No mesmo tom, o Instituto Republicano, braço do PR, lançou um abaixo-assinado contra o que chama de "implacável perseguição contra o ex-governador".

Cabral, por sua assessoria, não respondeu às acusações. Mas o líder do governo na Assembleia Legislativa, Paulo Melo (PMDB), negou qualquer possibilidade de influência de seu partido em tentativas de dificultar a candidatura de Garotinho.