Título: Licitação da Petrobras mantém agências
Autor: Ordoñez, Ramona
Fonte: O Globo, 03/06/2010, Economia, p. 23

Verba para publicidade é de R$ 250 milhões

Após muita polêmica, a Petrobras anunciou ontem que suas atuais agências de publicidade ¿ Quê, Heads Propaganda e F/Nazca ¿ venceram a penúltima e decisiva etapa do processo para escolher suas empresas de marketing. As três companhias irão dividir uma verba anual de R$ 250 milhões.

Participaram desta segunda licitação 17 agências de publicidade. A polêmica começou em fevereiro, quando a Petrobras teve de cancelar o processo. Na ocasião, a licitação, que é apócrifa (sem identificação do proponente), teve o resultado anunciado pelo site especializado ¿Propaganda & Marketing¿ antes mesmo da abertura dos envelopes.

¿ Desta vez, foi bem diferente da anterior. Houve auditoria da Ernst & Young, coisa que não aconteceu nas vezes passadas. Mas houve alguns questionamentos de determinadas notas ¿ disse a representante de uma das agências que participou da licitação.

Segundo a Petrobras, a Quê obteve 95,4 pontos; a Heads, 91,7 pontos; e a F/Nazca 89,9 pontos. A quarta colocada, a Matisse, ficou com 83,2 pontos. A partir de amanhã, as outras agências têm um prazo de cindo dias corridos para recorrer.

Em seguida, se a estatal não tiver de analisar nenhum recurso, a licitação segue para a última etapa, que é apenas formal: a abertura das propostas comerciais das três agências mais bem classificadas. Depois disso, será anunciado o resultado final.

Ontem, o IBGE também apresentou o resultado da fase técnica de sua licitação para publicidade, cuja verba é de R$ 32 milhões ao ano e terá como tema o Censo 2010. Até agora, a Y&R largou na frente. Assim como no caso da Petrobras, o resultado já é um anúncio antecipado do vencedor.

Ministérios também estão correndo com suas licitações.

Como é ano eleitoral, os processos devem ser finalizados até 30 de junho. O Ministério do Trabalho e Emprego recebe até o dia 10 de junho propostas de agências para disputar uma conta de R$ 20 milhões.

A Companhia Energética de Alagoas já analisa as propostas. Já o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, com verba de R$ 15 milhões, e a Companhia de Eletricidade do Acre esperam publicação de seu edital no Diário Oficial.