Título: Marina diz que é a favor da união civil de gays
Autor: Barbosa, Adauri Antunes
Fonte: O Globo, 03/06/2010, O País, p. 4

Verde, porém, afirma ser contra o casamento entre homossexuais

SÃO PAULO. A pré-candidata do PV à Presidência da República, senadora Marina Silva (AC), disse ontem que é a favor da união civil de bens para casais homossexuais, mas manifestouse contra a ¿instituição¿ do casamento gay.

¿ Sou a favor da união civil de bens. Agora o casamento entendo como uma instituição, e, do ponto de vista da minha fé, isso eu não defendo. Sou muito transparente para dizer isso.

Acho que, em eleição, é bom que as pessoas possam saber ¿ disse Marina, em entrevista ontem ao portal Terra.

Em outra entrevista, ao portal UOL anteontem, a candidata verde disse entender o casamento ¿como um sacramento¿, conceito religioso (ela é frequentadora da igreja Assembleia de Deus). Marina, no entanto, afirmou que respeita e não discrimina os gays: ¿ Eu digo com transparência que não tenho uma posição favorável (ao casamento). Daí isso significar discriminar as pessoas que tenham essa posição, de proibi-las de defender suas bandeiras, isso é outra coisa.

Tenho profundo respeito por todas as pessoas, independentemente da opção sexual.

Agora, se me é perguntado prefiro ser transparente. Prefiro que o movimento gay olhe para mim e diga: ¿Marina nesse aspecto não pensa igual a mim¿.

Ela disse que já fez campanha para pessoas que defendiam posições com as quais não concordava, como a união de homossexuais e o aborto. Ela citou o deputado Fernando Gabeira (PV-RJ) e a ex-prefeita de São Paulo Marta Suplicy (PT) como defensores dessas posições: ¿ O que eu não posso fazer é o que fazem alguns que, porque é eleição, uma hora dizem que são favor do aborto e, se vem pressão das igrejas, dizem que são contrários ao aborto.