Título: Campanha de vacinação contra gripe suína é prorrogada até 11 de junho
Autor: Schmitt, Luiz Gustavo
Fonte: O Globo, 03/06/2010, Rio, p. 17

Adultos de 20 a 39 anos e idosos acima de 60 anos podem se vacinar

A secretaria municipal de Saúde prorrogou a campanha de vacinação contra a gripe suína, que terminaria ontem, até o dia 11 de junho. Neste período, adultos de 20 a 39 anos e doentes crônicos acima de 60 anos vão ter mais uma chance para serem imunizados.

A prefeitura do Rio segue a recomendação do Ministério da Saúde e do governo estadual para que os municípios continuem a vacinar os grupos de risco em que a meta de 80% de imunização não foi alcançada. Um balanço estadual da campanha revela que somente 62% dos adultos de 20 a 29 anos e 44% do públicoalvo de 30 a 39 anos foram vacinados. No estado, a cobertura da campanha está acima da média nacional. Ao todo, 5, 6 milhões de pessoas já foram vacinadas, o equivale a 80% do públicoalvo, contra 37% no país.

Os idosos podem tomar na mesma ocasião as vacinas da gripe H1N1 e da gripe comum, que também teve seu período de aplicação prorrogado. Crianças entre 2 anos e 5 anos que já tomaram a primeira dose, deverão retornar aos postos de saúde 30 dias depois para a segunda dose, mesmo após o término do período de vacinação.

Os cariocas que deixaram para tomar a vacina no que seria o último dia campanha enfrentaram longas filas ontem. Em Copacabana, as cerca de três mil pessoas que procuraram o posto de saúde João Barros Barreto chegavam a esperar de 30 a 40 minutos por atendimento.

Em Niterói, o estoque de vacinas acabou nas policlínicas e unidades de saúde da rede municipal, desde segunda-feira. De acordo com a secretaria municipal de Saúde, pelo menos 10 mil crianças maiores de dois anos e menores de cinco, ainda não foram imunizadas. A secretaria culpou o governo estadual, que não teria enviado estoques excedente de vacinas depois da primeira prorrogação da campanha, em 21 de maio. A Prefeitura de Niterói prometeu retomar a campanha na segunda-feira, já com um novo estoque que recebeu ontem do estado.

O superintendente estadual de Vigilância Ambiental e Epidemiológica, Alexandre Chieppe, confirmou que foram liberadas mais 24 mil doses do imunizante, o que é suficiente para alcançar as metas de cobertura em Niterói.