Título: Japão escolhe hoje seu novo premier
Autor:
Fonte: O Globo, 04/06/2010, O Mundo, p. 27

Favorito, ministro das Finanças disputa com deputado ligado ao meio ambiente

KAN E cartazes do partido: apuração firme no Ministério da Saúde

TÓQUIO. Os japoneses escolhem hoje o novo premier, e o grande favorito para substituir Yukio Hatoyama é o ministro das Finanças, Naoto Kan. O político ainda tem um desafiante, mas seu nome se tornou mais forte depois de outros dois membros do Partido Democrático do Japão (PDJ) ¿ e que eram apontados como possíveis candidatos ¿ apresentarem ontem seu apoio a Kan. Somente Kan e o pouco conhecido parlamentar Shinji Tarudoko declararam a intenção de concorrer ao cargo.

Se for confirmada a escolha de Kan, de 63 anos, analistas dizem que ele deverá agir rapidamente para estabilizar o partido antes das eleições de julho. No governo, deverá conter o déficit público e articular sua posição sobre a base americana em Okinawa, assunto que tem dominado a política entre Estados Unidos e Japão.

Hatoyama renunciou ao cargo na quarta-feira, em meio a uma queda brutal de popularidade e sem conseguir cumprir a promessa de retirar a base aérea de Futenma de Okinawa. O então premier acabou cedendo à pressão americana e transferindo a base para uma área menos povoada da ilha. O governo americano espera que o próximo primeiro-ministro mantenha a promessa.

Kan se tornou conhecido nos anos 90 quando, como ministro da Saúde, conduziu uma investigação que revelou como o seu próprio ministério deixou que sangue contaminado por HIV fosse usado em transfusões. Ontem, os parlamentares Katsuya Okada e Seiji Maehara apresentaram seu apoio a Kan.

Outro candidato tem o apoio da ala jovem do partido

Por outro lado, Tarutoko, de 50 anos, responsável pela parte de meio ambiente do partido, tem o apoio da ala mais jovem do PDJ. Ele tem também o apoio do influente e polêmico Ichiro Ozawa, que era o número dois de Hatoyama e que se envolveu num escândalo de financiamento.

¿ Tarutoko mostra que há forças contrárias a Kan e que ele deve ouvir suas demandas sobre quem nomear para o Gabinete ¿ analisou Tetsuro Kato, professor de ciência política da Universidade de Waseda.