Título: Redução de IPI será prorrogada
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 20/06/2009, Economia, p. 24

Governo decide estender até outubro o benefício na venda de geladeiras, fogões, máquinas de lavar e tanquinhos. Prazo para produtos da construção também deve ser ampliado

-

O governo decidiu prorrogar a redução das alíquotas de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para produtos da linha branca. A informação foi dada por um auxiliar direto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. As reduções no porcentual do imposto de geladeiras (que reduziu de 15% para 5%), fogões (de 5% para zero), máquinas de lavar (de 20% para 10%) e de tanquinhos (de 10% para zero) valem até o dia 17 de julho.

A decisão do governo, que só será anunciada formalmente no próximo mês, é renovar as reduções, a princípio, até outubro. Nos pedidos que já começaram a chegar à equipe econômica e ao próprio presidente para manter os porcentuais reduzidos, empresários do setor dizem que, desde 17 de abril, quando o benefício entrou em vigor, lojas varejistas tiveram aumentos superiores a 20% nas vendas dos eletrodomésticos.

Outro fator para a manutenção dos atuais níveis do IPI foi o acordo informal de empresários de manter os postos de trabalho. A indústria brasileira de produtos de linha branca emprega atualmente cerca de 600 mil trabalhadores. A mesma fonte informou que o governo pretende manter também desonerações no setor da construção civil. Diante do desempenho ruim na arrecadação de maio, o governo decidiu não ampliar o leque de desonerações já concedidas.